sexta-feira, 29 de outubro de 2010

RX25: Na TV, no palco e nos tabuleiros

UM ATOR QUE, APESAR DE JOVEM, possui um sólido currículo no teatro e na televisão, incluindo uma recente atuação na novela Passione, da Rede Globo. Uma estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, de Cuiabá (MT), que acabou de se tornar vice-campeã brasileira de xadrez. O que eles têm em comum? A Rádio Xadrez #25 conta esta história e muitas outras no episódio em que entrevista o ator, diretor e dramaturgo Jovane Nikolic, 30 anos, e a enxadrista e universitária mato-grossense Ana Vitória Rothebarth, 18 anos.

É a paixão de ambos pelo jogo de xadrez que nos permitiu juntar, nesta edição do programa, esses dois talentos aparentemente distintos, mas que demonstraram uma incrível sintonia no que falavam, até mesmo quando divergiram em opiniões sobre os assuntos na pauta do programa, como o estudo de aberturas, as fórmulas para decorar textos e as recentes cartas abertas do meio enxadrístico.

Nikolic, que fez duas novelas no SBT (Revelação e Vende-se um véu de noiva), é professor de teatro no Senac e na Agência Sagarana. Embora esteja sempre gravando ou viajando a trabalho, ele não abandona o jogo que aprendeu ainda menino. Aficionado pelo xadrez, o ator global – apareceu este ano em Passione, como o investigador Geraldo - revela que joga todos os dias pela internet, frequenta campeonatos quando possível e tem aulas (ainda que cada vez mais raras) com o MI Herman Claudius van Riemsdijk, no Clube Pinheiros, em São Paulo.

Alegre e determinada, Ana Vitória concilia suas atividades acadêmicas com o desenvolvimento no esporte, que é cada vez mais crescente. Atleta de São José do Rio Preto (SP), nos Jogos Abertos de São Paulo, a cuiabana tem aulas com o MI Marcus Vinicius “Ovelha” e se prepara para disputar o Brasileiro Universitário, no final do ano. Além de dividir suas impressões sobre o recém-encerrado Brasileiro Feminino, em Catanduva (SP), Ana nos conta neste programa os desafios que enfrenta para obter patrocínios e seguir sua carreira nos tabuleiros.

As habilidades do enxadrista e do ator - e os pontos comuns ou dissonantes nessas profissões -, as leis de incentivo ao Esporte e à Cultura e a influência da imprensa e do marketing são alguns dos temas tratados nesta mesa-quadriculada, em que a diversidade e a integração dos participantes revelaram-se um ponto alto. O novo voto na enquete do GM mais bonito, o escolhido do Xadrez para ir para o xadrez e um sensacional trecho do monólogo Deus no divã completam o programa.

Ouça no player abaixo tudo isso e muito mais neste podcast imperdível, que uniu, pela primeira vez, o xadrez e a cultura de uma forma que pouco se vê por aí:


Confira os temas abordados em cada bloco do episódio:

1º bloco - início até 22min20seg

GM Jovane Nikolic, carreira e obra
Em Cuiabá, com Ana Rothebarth
Furo da Rádio Xadrez: quem é o assassino de Passione
Estudar abertura x decorar o texto
“O lance de abertura não faz você vencer. Mas pode ajudá-lo a perder” (A. Rothebarth)
Como vencer o MI Everaldo Matsuura

2º bloco - 23min30seg até 37min00seg

Mundial Seniors
A crise das cartas abertas
O xadrez, as novelas e a mídia
Três coisas não voltam: a flecha lançada, a palavra dita e o peão passado
Manifesto contra o nu
"Ah, você joga xadrez? Vamos jogar?"

Ana Vitória Rothebarth, vice-campeã brasileira em 2010

3º bloco - 38min04seg até 01h00min26seg

Os globais que jogam xadrez
Como estudar xadrez?
A trajetória da vice-campeã brasileira
WFM Suzana Chang atirada pela janela
Sacrifício de Dama e o bonde com três
A Ruy Lopez apressadinha

4º bloco - 01h01min03seg até 01h33min05seg

Patrocínios no esporte e na cultura
Qual o GM mais bonito do Brasil?
Deus joga xadrez?
Fischer, Steinitz, Judit Polgar, Kasparov e Fier
Monólogo: Deus no divã
Quem do Xadrez você mandaria para o xadrez?

5º bloco - 01h34min08seg até final

A paixão pelo jogo
Família do xadrez
Confronto com o ego
O enxadrista como personagem de ficção
Projetos e torneios de Ana Vitória
Pan Feminino em Campinas

Jovane Nikolic em cena de Passione, novela da TV Globo

Músicas que tocam neste episódio:

Whisky a go go, Roupa Nova
La Belle de Jour, Alceu Valença
Eu quero sempre mais, Ira
Beatriz, Ana Carolina

Blogs citados neste episódio:

Blog do Jovane
Blog do Rafael Pimentel

9 comentários:

Ana Rothebarth disse...

Olá Tiago e Leandro!

Quando estava lendo a "introdução" parecia que estava ouvindo vocês lerem para mim! Pois por mais que o sotaque cuiabano do "bonde" tenha ficado, o de vocês contêm bem mais características que o meu! (risos!)

Adorei o resultado final! Espero que os demais ouvintes se sintam em "casa"!

Só uma coisinha... Penso que a única coisa que eles irão se sentir perdidos foi quando eu relatei como estava a posição quando joguei contra a Vanessa Feliciano! (risos!)

Parabéns pelo trabalho! Irei acompanhar mais a rádio! ;)

Tads disse...

Oi, Ana! Nós que agradecemos. Foi uma excelente rádio graças a você e ao Jovane!

Só discordo desse negócio de que tem nosso sotaque no texto (rs). Curitibanos e paulistas têm sotaques bem diferentes, impossível! hehehe

A partida com a Vanessa foi uma aula de comentários! Mas na próxima vez a gente deixa o PGN com umas fotos do diagrama pra ajudar, rs

Beijos!

Tiago (@tasantos)

lol disse...

Ana,

Que bom que você gostou! Agora, só uma coisa: sotaque de curitibano é neutro.

Beijos,

Leandro (@llsalles)

Renato Canil disse...

Muito bom em...

Vocês são muito bons mesmo,curto bastante a rádio,e dou muitas risadas, Parabéns pelo trabalho de vocês,além das notícias de xadrez,ainda são bem humorados.

Que tal o novo GM Everaldo Matsuura,nas próximas rádios?

P.S:Vocês tem o msn da Ana...(ashuashuas)

Rafael (@rafaellpimentel) Pimentel disse...

Sr. Renato Canil,

Ana tem sim o e-mail a qual corresponde com o messenger. Mas, Ana tem uma política que normalmente todos deveriam adotar, Ela não adiciona estranhos.

Como eu não adoto essa política, fico no aguardo de um convite para me adicionar quando tiver vontade. Eu o conheço e, após, apresento-o a Ela. Daí Ela Te adicionará ou não.

Pode ser? Adianto ao Sr. que eu sou um namorado muito bravo, ciumento e já bati em várias pessoas que tentaram adicioná-La. Pode perguntar pro Tads, ele sabe como eu sou violento! hauhauhau

rafael_339@hotmail.com

Abraços a todos da RX!

Renato Canil disse...

Falei na brincadeira,relaxaa,tenho namorada,falei brincando,sei que ela deve ser comprometida assim como eu sou...Mas ela é linda,e curti muito a entrevista,a mistura de xadrez com dramaturgia foi uma boa,e é isso.

Abraço"

E desculpa qualquer coisa.

Rafael (@rafaellpimentel) Pimentel disse...

Sr. Renato Canil,

deve ter me interpretado mal. Como disse, fico a disposição para me adicionar.

E brincadeira é comigo mesmo! rs

Todos deram muitas risadas com esse comentário. Fique tranquilo meu caro.

Aguardo o Sr. para me adicionar.

Feliz 2011 para o Sr. e Sua Namorada.

Anônimo disse...

Um guerreiro nunca está totalmente relaxado ou totalmente alerta. Ambos os estados dificultam a batalha. Então, divide seus instantes entre o relaxamento e a vigília, o trabalho duro e o prazer supremo, o estudo e a prática.
Um guerreiro nunca confia totalmente no companheiro novato, pois sabe que a traição se esconde em lugares próximos, mas também não deixa de lhe dar oportunidades para mostrar-se digno de confiança.
Um guerreiro nunca luta pensando somente em sua sobrevivência, mas também e principalmente, na sobrevivência de por quem ou o quê ele luta.
twitter.com/@odiogocarvalho.

Diogo Carvalho disse...

Um guerreiro nunca está totalmente relaxado ou totalmente alerta. Ambos os estados dificultam a batalha. Então, divide seus instantes entre o relaxamento e a vigília, o trabalho duro e o prazer supremo, o estudo e a prática.
Um guerreiro nunca confia totalmente no companheiro novato, pois sabe que a traição se esconde em lugares próximos, mas também não deixa de lhe dar oportunidades para mostrar-se digno de confiança.
Um guerreiro nunca luta pensando somente em sua sobrevivência, mas também e principalmente, na sobrevivência de por quem ou o quê ele luta.

Lances Finos