terça-feira, 1 de abril de 2014

Brasileiro vai integrar time de Carlsen na defesa do título

Milos ajudará Carlsen no WCC      Foto: Zé Velloso/Facebook
O hexacampeão brasileiro GM Gilberto Milos Jr. foi convidado oficialmente para integrar o time de "segundos" (auxiliares) que ajudarão o norueguês GM Magnus Carlsen, atual campeão mundial, a defender seu título frente ao indiano GM Viswanathan Anand, próximo desafiante, no Campeonato Mundial de Xadrez

O match, que acontece em novembro deste ano, ainda não tem data e local definidos pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez). Há propostas da Noruega e da Genóvia para sediarem o evento.

Milos falou esta manhã, por telefone, com a Rádio Xadrez e confirmou com exclusividade que aceitará o convite. "Achei digno da parte dele me convidar, foi um reconhecimento aos dois empates que tivemos recentemente em Caxias do Sul e, provavelmente, ao respeito que ele tem com a tradição do xadrez brasileiro", disse.

Segundo nossa reportagem apurou, três membros da equipe de Carlsen serão mantidos: o norueguês GM Jon Hammer, de quem Carlsen é amigo de infância, o dinamarquês GM Peter Nielsen, que viajou recentemente com Carlsen para o Brasil, e o russo GM  Ian Nepomniachtchi. Milos substituirá o também russo GM Dmitry Jakovenko, considerado por Carlsen "inapropriado" para manter-se no time.


Ainda não estão definidos salário e forma de trabalho, mas o brasileiro provavelmente passará um ou dois meses na fazenda que a família de Magnus tem na Suíça. "Teremos contato por skype e, em algumas ocasiões mais próximas do match, terei de viajar para a Europa provavelmente", explica Milos. 

O brasileiro também confidenciou qual será o diferencial de sua estratégia de trabalho. "Penso em convidar aos GMs Rafael Leitão, que tem feito excelentes análises de partidas no Chessbase, e Krikor Mekhitarian, que provavelmente conserva alguns segredos de Aronian na bagagem, para me ajudarem na dura tarefa de derrotar Anand".

CONFIANÇA

A Rádio Xadrez tentou conversar com Carlsen para saber o porquê da escolha de Milos para sua equipe, mas ele não retornou nossos e-mails até o momento. Entretanto, Ellen Carlsen, irmã do norueguês, nos enviou a seguinte mensagem pelo Twitter: "Milos é uma boa escolha. Magnus contou que jogou futebol com ele após o torneio e que ele é duro de bater, tanto no campo quanto no xadrez". 

Opinião que foi corroborada pelo jornalista espanhol Leontxo García, entrevistado pela Rádio Xadrez nesta manhã, via e-mail. "A princípio, causa-me surpresa a escolha de Milos, em um ambiente em que há dezenas de Grandes Mestres com maior rating que ele, porém, pensando mais profundamente, recordo que Milos e Magnus fizeram uma boa amizade no Grand Slam de São Paulo", escreveu. 

"Carlsen sabe que confiança e amizade são fundamentais na montagem de um time e Gilberto tem uma vasta experiência no cenário internacional, de mais de 20 anos, que trará mais consistência ao time. Desejo boa sorte ao brasileiro!", completa García.

* Notícia publicada no April's Fool, o 1º de Abril - Dia da Mentira.


3 comentários:

Alberto disse...

Bom primeiro de Abril, Tiago! Exceto que o Carlsen nunca revelou os seus segundos no match contra o Anand... hehe. Ainda acho que o Kasparov está envolvido!

Adriana Lot disse...

Brincadeira de péssimo gosto, principalmente envolvendo uma pessoa tão querida e respeitada como o GM Milos.

Anônimo disse...

Brincadeira ridícula ou falta de informação. Rádio Xadrez existe ainda? Faz tempo que não vejo uma matéria com o Mequinho - o único de quem a Rádio gosta de falar bem

Lances Finos