terça-feira, 26 de outubro de 2010

Novidades, vencedores e Rádio Xadrez pelo mundo


Olá, amigos da Rádio Xadrez! Após algum tempo sem atualizar, viemos contar algumas novidades abaixo.

A primeira delas é que a Rádio Xadrez foi destaque na mídia enxadrística internacional. Muita gente já deve ter lido, mas não podemos deixar de registrar aqui no blog Vida em Miniatura que a entrevista com a WGM Natalia Pogonina repercutiu bem em grandes sites pelo mundo, tais como ChessBase e Chessdom. A WGM Alexandra Kosteniuk também fez um post em seu ChessBlog apenas para citar a entrevista, assim como o GM Kevin Spraggett.

Pogonina nos escreveu um e-mail contando que muitos outros sites da Europa estavam divulgando a entrevista e elogiando a matéria. Pelo Google Analytics, observamos um aumento considerável de países visitando o blog: eram 32 antes da entrevista e chegamos agora a 60 países-visitantes!

Já estamos negociando uma nova entrevista internacional para manter esse pique inicial e em breve iremos contar aqui quem é o escolhido (ou escolhida). Como sabemos que vocês gostam de palpitar, a caixa de comentários está aberta para darem suas sugestões!

O Chesbase, um dos maiores sites de xadrez no mundo, repercutiu a entrevista da Rádio Xadrez com Natalia Pogonina

Vencedores do Bolão



O Bolão da Olimpíada de Xadrez, realizado em uma parceria inédita entre o Clube de Xadrez On-Line, o Internet Xadrez Clube e a Rádio Xadrez, premiou seus três apostadores com maior pontuação. Eles receberam os prêmios (relógio analógico e camisetas e contas no IXC) e nos enviaram as fotos abaixo mostrando suas conquistas. Parabéns ao trio!

Amanda Mello, de Joinville (SC), foi a grande vencedora do Bolão

MF Silvio Pereira, de Fortaleza (CE), faturou conta no IXC e camiseta

Daphne Jardim, de Ribeirão Preto (SP), também ganhou prêmios
Dicas e outros links

Aproveitamos o espaço para indicar/repassar alguns links interessantes que recebemos para o Mural da Rádio Xadrez:
  • Nosso colunista e apresentador Leandro Salles também publicou novas colunas no Portal Paraná On-line. Confiram:
- A lição dos mineiros chilenos
- Os frutos finalmente colhidos
- Jogos Abertos: a vez dos vários Davis

  • Um torneio, no mínimo, inusitado ocorreu na Europa e foi noticiado pelo ChessBase. Trata-se do I Campeonato Europeu Gay de Xadrez (clique para ler). Apesar de parecer específico para um segmento, o torneio era aberto a qualquer interessado. O que vocês acham se a moda pegasse no Brasil?
Detalhe no folder para o Rei branco 'colorido'
  • O jornalista e historiador Ricardo Criez lançou o livro 'O herói dos tabuleiros' (2010, Editora FTD). A obra de ficção conta, em 192 páginas, a história de um enxadrista brasileiro que prepara-se para disputar o título mundial de xadrez. O livro promete falar sobre ética, esporte e política internacional. Mais informações no CXOL (clique para ler).

Rádio Xadrez na Globo


A Rádio Xadrez #25 está gravada e, em alguns dias, irá ao ar aqui no blog. Depois de irmos à Rússia entrevistar a WGM Natalia Pogonina, não podíamos fazer feio na volta ao Brasil. Pois bem, preparem-se para ouvir a primeira entrevista da Rádio Xadrez com um ator da Rede Globo!

É isso mesmo, o enxadrista e ator Jovane Nikolic participou do próximo episódio do programa, junto com a vice-campeã brasileira Ana Vitória Rothebarth.

Jovane é um enxadrista apaixonado, professor da modalidade, joga pela internet e, no intervalo de uma partida e outra, trabalha na novela Passione, da vênus platinada. Depois de contracenar com feras da dramaturgia brasileira, como Tony Ramos e Mariana Ximenes, Jovane se reuniu conosco para dar uma instigante entrevista.

Não percam!

3 comentários:

Paulo Palozi disse...

Sensacional! =]

Unknown disse...

Desejaria que os amigos Leandro e Tiago comentassem sobre as denúncias sérias que estão sendo feitas pela imprensa, Ministério público Federal e polícia sobre o programa segundo, federação paulista de xadrez e ministério do esporte na cidade de Americana. Os sr´s , para nós são ícones da moralidade e ética, tentando passar o xadrez a limpo. Veja as matérias http://blogdocruz.blog.uol.com.br/ http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/cidades_ver.asp?c=3AB48DC6211

Tads disse...

Oi, Edmundo! Obrigado pela sugestão de pauta. Não somos ícones de nada, não, deixa disso, rapaz, mas vamos acompanhar o assunto e tentar abordá-lo na próxima edição do programa (RX26, pois a 25 já está gravada e vai ao ar esta semana).

Um abraço!

@tasantos / Tiago Santos

Lances Finos