terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uma visita à Semifinal do Brasileiro

Segunda-feira, 1º de novembro, véspera do feriado de Finados. À noite, passei no Clube de Xadrez São Paulo (CXSP) para encontrar os amigos que estão disputando as quatro vagas para a Final do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez e, claro, para sapear as boas partidas em andamento também.

Como fez questão de mencionar diversas vezes o AI Mauro Amaral, a rodada começou rigorosamente no horário determinado, às 19h30. Eu apareci por lá perto das 20h, com meu aluno Marcus Vinicius. Íamos ver algumas partidas (principalmente aberturas) para comentá-las depois nas aulas.

Rolava a 5ª rodada (de 7 no total) e a luta estava acirrada, como era de se esperar. Embora eu tenha aparecido depois do início, consegui conversar com uma galera, entre um lance e outro. O MF Paulo Haro  (SP) não gostou muito e reclamou, algumas vezes, do "barulho". De resto, tudo correu bem e eu pude até tirar umas fotos dos jogadores.

Dei preferência por mostrar quem já havia sido convidado na Rádio Xadrez. E tínhamos vários, vamos lá:


O MI Roberto Molina, que é de MG mas está federado por SC, enfrentava Alessandro "Paulista" Rodrigues (o resultado desta partida foi 1-0), em uma das mesas logo na entrada  do "Aquário". Molina foi convidado da Rádio Xadrez #23, que você pode ouvir clicando aqui.



Concentrado na foto acima está o MF Álvaro Aranha (por SC, mas paulista), treinador da equipe olimpíca brasileira na Olimpíada 2010. Álvaro jogava contra Marcos Vinícius Torsani (o resultado desta partida foi 1-0). Para quem não se lembra, Aranha participou da Rádio Xadrez 17, 18 e 19. Ouça de novo clicando aqui.



Depois de um início surpreendente (empatou de brancas com a WFM Vanessa Feliciano), o GM Alexandr Fier (SP) recuperava-se bem, com três vitórias seguidas (também venceu esta partida da foto). Fier nunca deu uma entrevista exclusiva para a Rádio Xadrez, mas já foi ouvido em dois momentos: na Rádio Xadrez #7 (clique para ouvir), entrevistado durante um torneio, e na Rádio Xadrez especial  sobre o título de GM de Krikor Mekhitarian (Fier era seu companheiro de quarto e pode-se ouvi-lo ao fundo da transmissão).


Contra o MI Edson Tsuboi (SP), tínhamos o agora-mais-famoso-pelo-pôquer MF Eduardo Marra (SP) - o resultado desta partida foi 1-0. Fã absoluto da série Lost, ele participou da Rádio Xadrez 815 (clique para ouvir) e também do quadro Mate Celular, na Rádio Xadrez #22, parte 2 (clique para ouvir).



Raciocinando bastante na foto acima está o MF Alfeu Junior Varela Bueno (SC), um dos nossos ouvintes mais fanáticos (por exemplo, ele sabe de cor todos os minutos de Rádio Xadrez já gravados até hoje). Alfeu enfrentava o MF Victor Shumyatsky (DF) - terminou em empate.  Além de convidado da Rádio Xadrez #15 e #16 (clique para ouvir), Alfeu também esteve no encerramento da 1ª temporada, a Season Finale Rádio Xadrez #20 (clique para ouvir).



E aqui temos a WFM Juliana Terao (SP), em seu primeiro torneio após a Olimpíada (esta partida terminou em empate). Nossa número 1 do ranking feminino (lista de novembro/2010) não é de falar muito, mas esteve conosco em uma rápida participação na Rádio Xadrez #15 (clique para ouvir). Embora não converse tanto, ela me contou uma vez que não perde um episódio e, mais, grava todos em DVDs! Se um dia perdemos os arquivos de backup da Rádio Xadrez, já sabemos a quem recorrer!


Uma lenda viva do xadrez paulista, Gabriel Ricardo Salim Name (SP) joga na foto acima (resultado final: 1-0). Ele é o cara que põe fogo no próprio cabelo, que senta na mesa que não é sua - e faz lance!, que psicografa na planilha e, apesar disso tudo, joga um xadrez criativo de altíssimo nível. Já foi convidado da Rádio Xadrez? Não, mas mesmo assim esteve nela: a Rádio Xadrez #22 (clique para ouvir e entender como).


Nosso comentarista oficial na Olimpíada de Xadrez, MI Rodrigo Disconzi (SC) enfrentava o colega de quarto Haroldo Cunha (SC). De certo Disconzi teve sua preparação prejudicada, pois ele perdeu esta partida. O que ele não perde - para nossa sorte, diga-se -  é a chance de estar na Rádio Xadrez, como mostram suas participações: Rádio Xadrez #8, Rádio Xadrez #815, Rádio Xadrez #24 Olimpíada (clique em cada uma para ouvi-las).


Coordenando de forma competente todo seu time na organização/gerenciamento do torneio, o AI Mauro Amaral conseguiu até um tempo extra para checar e-mails (os quais ele disse ser de "extremo sigilo"). Detalhe para a caneca térmica à esquerda, símbolo da paixão deste AI que esteve nas Rádio Xadrez #11 e Rádio Xadrez #23 (clique em cada uma para ouvi-las).


Um encontro de gerações se nota na foto acima, na qual o escritor Waldemar Costa (Epopeia do Campeonato Brasileiro de Xadrez) reunia informações sobre a enxadrista Cintia Rocha Leão (PR), nossa entrevistada na Rádio Xadrez #23 (clique para ouvir) e possível futura personagem de uma atualização do livro de Costa.



Para encerrar, a WFM Vanessa Feliciano (SC) enfrentava Marceley Martins (GO) - esta partida terminou em empate. Vanessa estreou conosco na Rádio Xadrez #23 (clique para ouvir) e depois participou ativamente das transmissões de cobertura da Olimpíada de Xadrez, reunidas na Rádio Xadrez #24 (clique para ouvir).

Embora ainda não tenha aparecido na Rádio Xadrez, o adversário de Vanessa é um conhecido nosso: foi citado no Casos de Arbitragem do programa #17 (clique para ouvir) e, depois, mandou um e-mail dando seu ponto de vista, que foi lido no episódio #23, parte 2 (clique para ouvir).

Todos os episódios da Rádio Xadrez estão listados no menu direito ao lado (Programas Anteriores). Não deixem de conferir!

E o episódio mais atual (25), com Jovane Nikolic e Ana Vitória Rothebarth, você pode ouvir no post abaixo.

[Fotos e Texto: Tiago A. dos Santos]

Nenhum comentário:

Lances Finos