domingo, 22 de maio de 2011

Com novo sacrifício de Dama, Mecking derrota prodígio

HENRIQUE MECKING (2577-ELO), 59 anos, fechou com chave de ouro sua participação no I Torneo Ajedrez Bahía Feliz, disputado de 12 a 21 de maio, nas Ilhas Canárias (Espanha). Pela 9ª e última rodada, o Grande Mestre brasileiro derrotou, com as peças pretas, o mais jovem Grande Mestre do mundo e menino prodígio da Ucrânia, GM Illya Nyzhny (2583-ELO), de 14 anos.

O interessante é que a partida seguiu a mesma linha em que o italiano GM Fabiano Caruana (ITA) venceu o brasileiro GM Rafael Leitão na última Olimpíada de Xadrez, em Khanty-Mansiysk, Rússia (leia aqui análise desta partida pelo ChessBase). Mequinho, inclusive, já havia dito a Rádio Xadrez que estudou aquela partida. Relembre esta entrevista de Mequinho clicando aqui.

GM Rafael Leitão na Olimpíada de Xadrez 2010
Em uma Defesa Grunfeld, as pretas sacrificam a Dama no 16º lance, criando grandes dificuldades para as brancas. Leitão, que acompanhava a partida pela internet, chegou a postar em seu twitter: “Mequinho pegou o menino ucraniano na mesma linha em que fui imortalizado pelo Caruana na Olimpíada. Essas crianças não estudam?”.

Esta foi a segunda partida no torneio em que Mequinho tentou um sacrifício de Dama. Na primeira ocasião, pela 4ª rodada contra o alemão MI Stefan Bromberger (2505-ELO), o brasileiro perdeu o confronto em 61 lances. Sobre este jogo, Leontxo García - cronista enxadrístico mais popular do mundo - escreveu que “muitos pensaram que o elegante sacrifício de Dama de Mecking merecia a vitória, porém Bromberger suportou a pressão e saiu vencedor”.

O pequeno Chuk

Apesar de ser ‘apenas’ o número 22 de seu país, a jovem promessa ucraniana tem obtido excelentes resultados e apresentado um jogo sólido, de extremo conhecimento posicional e pouquíssimos erros, ganhando elogios a torto e a direito. O ‘pequeno Chuk’ era o vice-líder do torneio e tinha chances de vencer (com a derrota do líder espanhol GM Francisco Vallejo (2722-ELO) para o peruano GM Julio Granda (2614-ELO)), mas parou diante da boa preparação teórica de Mecking.

Nyzhny variou da citada partida entre Caruana-Leitão no lance 21 Td1?, com uma “novidade” que, poucos lances depois, constitui-se em erro, já que as pretas ficaram totalmente ganhas. Após o confronto, conversei com o segundo e assistente de Mequinho, o brasileiro Tiago Rodrigues, e ele contou que ambos haviam estudado este jogo para o duelo com Leitão no I Memorial Antonio Rocha, em Campinas. Naquela ocasião, o confronto Leitão x Mecking acabou empatado em 23 lances, mas Leitão preferiu não jogar a mesma variante, alterando o curso com 11 Dc2.

Com sacrifício de Dama, Mecking derrota ucraniano
Até o erro de Nyzhny, tudo que Mecking havia jogado estava incrivelmente preparado, inclusive outras variantes que ele e seu ‘time’ consideravam melhor para as brancas. Quando o Little Boy pecou na preparação, o brasileiro encontrou, no tabuleiro, o caminho para consolidar a vitória. Com o resultado, Mecking terminou na 4ª colocação (empatado em pontos com o 3º, Julio Granda, e atrás de Vallejo e do próprio Nyzhny, que fizeram 6,0 e 5,5 pontos, respectivamente), totalizando 5,0 de 9 pontos possíveis (3 vitórias, 4 empates e 2 derrotas).

Granda encanta

É sabido por muitos que o peruano GM Julio Granda tem um talento excepcional para o xadrez e, frequentemente, despreza a teoria das aberturas. Quem pareceu não ter conhecimento disso foi o espanhol Paco Vallejo, que liderava o Torneo Bahía Feliz e, apesar de sagrar-se campeão, amargou uma dolorosa derrota na última rodada.

Na entrevista coletiva após a partida, Vallejo disse que não esperava que Granda jogasse, “quase sem pensar”, a única variante que realmente poderia incomodá-lo e “quase ninguém utiliza”. Há algum tempo, declarações de Vallejo têm demonstrado que o espanhol está superestimando sua 20º posição no ranking mundial. Em Ilhas Canárias, por exemplo, ele reclamou bastante dos adversários que, segundo ele, “jogam para apenas empatar contra mim”. Seria Vallejo uma espécie de Houdini humano imbatível, ao ponto de todos os jogadores limitarem-se apenas a tentar freá-lo? Julio Granda provou que não.

Vallejo critica Mequinho... de novo

Vallejo dispara...
Rendeu polêmica o confronto da 8ª rodada, entre Mecking e Vallejo. Após vencer o brasileiro em 80 lances, Paco disse em entrevista que, além de jogar descaradamente para empatar desde o início, mesmo com as peças brancas, Mecking “se comportava de forma muito desagradável durante o apuro de tempo, batendo com força no relógio e nas peças”.

Leontxo García, comentarista espanhol, também criticou o brasileiro, que, segundo ele, é um jogador muito nervoso que reclama com os árbitros por qualquer banalidade.

... e Mecking responde
Mecking e Vallejo não têm uma boa relação desde 2009, quando se enfrentaram no Corus-B, na Holanda. Desde aquela partida, o espanhol já reclamava das atitudes de Mequinho, tendo, inclusive, evitado comentar sobre ele, em uma entrevista que concedeu ao blog brasileiro de Israel Krüger.

Após a partida contra o espanhol, Mequinho lamentou muito o resultado e comentou que “deveria ter empatado este jogo”. Entretanto, os apuros de tempo, em que os dois se encontravam, atrapalhou mais ao brasileiro – que volta ao Brasil, no dia 23, com dois pontos de rating na bagagem e deve jogar novamente apenas nos Jogos Regionais de São Paulo.

Ucraniano já foi entrevistado por Diamant

No ano passado, durante o Campeonato Mundial Juvenil (sub-20), na Polônia, o GM André Diamant e a WCM Jaqueline Pamplona entrevistaram rapidamente o jovenzinho ucraniano Illya Nyzhny.

Bastante tímido e sempre acompanhado pela mãe, a estrela mirim disse não conhecer muito sobre o Brasil e que qualquer convite para jogar por aqui deveria ser tratado com seu pai. Apesar da insistência de André, Nyzhny não contou muita coisa.

Reveja o vídeo:


Após problemas, Granda se supera

O enigmático peruano GM Julio Granda, que, para quem não sabe, já namorou a GM Susan Polgar, não esteve bem no início do torneio – chegou, inclusive, a requisitar assistência médica. Após perder em 26 lances para o ucraniano Nyzhny, na 5ª rodada, Granda parece ter encontrado seu xadrez novamente e fez 3,5 em 4, com destaque para sua vitória brilhante, com pretas, frente ao GM Francisco Vallejo na última rodada (veja a partida).

"Aqui é talento" - peruano Julio Granda derrota Vallejo
Crônicas sobre Mequinho

Abaixo uma série de crônicas sobre as partidas de Mequinho, escritas por Angel Jiménez Arteaga no blog Ajedrez Tenerife. Incluindo uma análise da última partida, em que o Houdini encontrou uma maneira brilhante para as brancas salvarem a partida (com um sacrifício de qualidade, imperdível!):

Um comentário:

Leonardo disse...

Tiago, a partida Leitão vs Caruana 0-1, Khanty-Mansiysk, 2010, foi comentada pela cubana WGM Yanira Vigoa Apecheche em palestra no Clube de Xadrez de Curitiba; vejam o vídeo em:
http://www.youtube.com/watch?v=jsmiNUwR76M

Lances Finos