Enfrentando o amigo A. Karpov |
A Rádio Xadrez publica agora a 2ª parte da entrevista com o GM Giovanni P. Vescovi, número 1 do ranking brasileiro, com 2632 pontos ELO-FIDE (ouça a primeira parte aqui).
Com a mesma animação e clareza nas respostas demonstradas na 1ª parte (que bateu o recorde de visitas, visualizações e downloads de todos os episódios até hoje), Vescovi conta agora sobre sua rápida candidatura à Presidência da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), quando desistiu da disputa com o atual presidente Pablyto Robert.
Ele também analisa a administração atual da CBX e fala sobre o treinamento que oferece com o MI Jefferson Pelikian, a Clínica de Férias, com foco para os enxadristas que disputarão o Panamericano de Menores, em Bento Gonçalves/RS.
Derrota para Radjabov no Mundial por Equipes |
O GM fala, ainda, sobre a experiência aprendida com a Índia no Mundial por Equipes e responde a perguntas dos ouvintes, tais como: "Por que há tantos malucos no xadrez?", "Quais são suas superstições durante os jogos?" e "Como se concentrar durante uma partida?".
Giovanni com os filhos e a esposa |
Experiente, Vescovi comenta a situação dos novos talentos brasileiros, como os Grandes Mestres Alexandr Fier e Krikor Mekhitarian, diagnosticando suas carreiras e o que podemos esperar dessa nova geração representada por eles.
No final da entrevista, Giovanni faz uma revelação bombástica: a ordem dos tabuleiros da equipe brasileira na Olimpíada será alterada! E mais: ele promete derrotar o GM Hikaru Nakamura, se o Brasil enfrentar os Estados Unidos no torneio.
Confira abaixo os temas abordados em cada bloco:
Confira abaixo os temas abordados em cada bloco:
Bloco 1 - início até 11min38seg:
- Presidência da CBX
- Clínica de Férias
- Dicas de treinamento
- Como jovens podem se preparar para torneios
- Mundial por Equipes: exemplo da Índia
- Malucos no xadrez e o Teorema Tostines
- Nível cultural dos enxadristas
- Superstições: caneta, pé direito e rock pauleira
- Flashes durante os jogos
- Alexandr Fier e Krikor Mekhitarian
- Planos para a carreira
- Olimpíada: nova ordem dos tabuleiros
- Quem do Xadrez manda para o xadrez?
- Sobre a eleição do GM mais bonito
- Sugestão de próximo entrevistado
Para ouvir no blog, clique na seta laranja à esquerda no menu do player de streaming abaixo:
Para salvar o episódio no seu computador, clique no link abaixo e faça o download:
1ª Opção: [CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PROGRAMA]
2ª Opção: [CLIQUE AQUI PARA BAIXAR PELO 4SHARED]
Músicas tocadas nesta 2ª parte:
- Fuck You, de Lili Allen
- Californication, de Red Hot Chilli Peppers
5 comentários:
Nossa pessoal!Sensacional esse entrevista.Me diverti e aprendi muito ouvindo.A melhor parte foi ouvir o Vescovi mandando o Nakamura para o xadrez.É sempre bom ouvir os GMs falando sobre a promoção do xadrez no Brasil,pois isso motiva e muito todos nós mais amadores ou kapivaras a fazer nossa parte também.Fiquei em dúvida agora se coloco o Milos ou Vescovi em 1º lugar nas melhores entrevistas da Rádio Xadrez,acho que vou decidir isso só depois.Somente uma pequena correção para post:O GM Vescovi citou um dos GMs integrantes da equipe indiana que fez bonito no mundial em janeiro.O nome dele corretamente é Sasikiran,Krishnan Sasikiran e não "Sakirian".Tanto que se não me engano o Vescovi se refere a ele como "Saçi" pelas duas primeiras sílabas do sobrenome.Efim,parabéns por mais uma ótima entrevista pessoal.Muito sucesso!
MBS.
Fala Marcos, valeu o incentivo cara! Também gostamos muito desta Rádio e a colocamos entre as melhores. Quem sabe a gente não abre uma votação pra decidir o Top-3 de todos os programas, hehe
Sobre o Sasikiran, já corrigi! Obrigado pelo olhar sempre atento.
Abraços,
@tasantos
É motivador ouvir pessoas que querem que o xadrez se desenvolva no Brasil, e que tomam iniciativas para que isso aconteça. A rádio com o GM Vescovi foi muito legal nesse ponto de vista, porque ele também demonstrou essa preocupação e além de tudo, estimulou capivaras como eu a continuar se dedicando hahaha
Muito legal a entrevista, bem animada. Só fiquei chateado com uma coisa: na minha época não tinha música... hahahahahahahahah...
Parabéns, mais um bom trabalho de vocês em prol do Xadrez brasileiro! Aquele abraço!
Postar um comentário