quarta-feira, 21 de julho de 2010

RX21: GM Giovanni Vescovi


Há nove anos como número 1 do ranking nacional, o Grande Mestre Giovanni Vescovi, 32 anos, coleciona títulos e resultados expressivos em sua vitoriosa carreira.

Treze vezes campeão brasileiro, vice-campeão mundial de categoria e tri-campeão do fortíssimo Fourways International Tournament, em Bermuda (2002, 2003 e 2004), Vescovi é o primeiro tabuleiro da equipe olímpica brasileira que irá defender o país, em outubro, na Olimpíada de Xadrez na Rússia (sua quarta participação).

Nesta instigante entrevista para a Rádio Xadrez, o gaúcho radicado em São Paulo, e torcedor fanático do time de futebol do Grêmio, aborda os bastidores da partida Armagedon em que venceu o GM André Diamant, no Torneio da Festa da Uva, a migração de grande parte dos enxadristas para o jogo de pôquer e o árduo trabalho de tradução da obra Meus Grandes Predecessores, de Garry Kasparov - com quem mantém contato constante.

Poliglota e estudioso ao extremo, Vescovi conta também como surgiu a chance de manter um blog sobre xadrez no portal da ESPN, como é sua relação com outros Grandes Mestres de destaque mundial e revela, com muito bom humor, os bastidores de sua comentadíssima derrota para o GM Teimour Radjabov, no Mundial por Equipes deste ano.


Saiba, ainda, quais são as indicações do GM para evoluir no jogo de xadrez, como melhorar o cálculo de variantes e tirar maior proveito do estudo de livros e partidas, a relação dos pais com os filhos na hora de treinar/jogar e muito, muito mais nesta primeira parte da entrevista que abre a 2ª temporada da Rádio Xadrez!

Para ouvir no blog, clique na seta laranja à esquerda no menu do player de streaming abaixo:



Para salvar o episódio no seu computador, clique no link abaixo e faça o download:

1ª Opção: [CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PROGRAMA]



Músicas tocadas nesta 1ª parte:
  • Crazy, de Gnarls Barkley
  • Love Generation, de Bob Sinclair

9 comentários:

JUSTI disse...

Opa Tiago o llink pra baixar a entrevista do GM Vescovi não ta on né?? abraços JUSTI

lol disse...

Justi,

O link para baixar ainda não foi disponibilizado. Por enquanto, só disponibilizamos a possibilidade de ouvir pela página mesmo. O link para download irá ao ar em breve.

Abraços,

Leandro Salles.

Marcos Bueno Sander disse...

Ótima entervista!
Nada melhor que Giovanni Vescovi para começar essa segunda temporada da Rádio Xadrez!Mudou completamente minha visão sobre xadrez e sobre o grande mestre esta entrevista.Vai ter uma segunda parte não é verdade?
Só gostaria de colocar duas coisas por preciosismos mesmo,mas nada de sério:
1)Na maioria dos sites que já li o primeiro nome do GM Radjabov é escrito Teimour com um "o" antes do "m".Todavia,sendo esse nome uma transliteração mesmo não vejo nada errado pois é difícil saber a pronúncia em azerbaijanês não é?:)
2)A palavra download esta escrita com o "n" na frente do "w" o que tenho certeza está errado,mas tanto um como outro podem ser erros de digitação pura e simplesmente,mas achei melhor avisar e como já disse sou um pouco perfeccionista,contudo erros na digitação é bem comum mesmo.
Fora isso está tudo muito bom,gostei muito da entrevista.Vida longa e próspera a Rádio Xadrez!

Tads disse...

Caro Marcos, valeu pelos elogios! Que bom que gostou da entrevista. Para nós também foi uma oportunidade de conhecer melhor o Giovanni. Ele nos surpreendeu, já nos bastidores da gravação, sendo sempre bem humorado e simpático. Uma pessoa diferente, longe das 'pressões' dos tabuleiros. É legal conhecer esse outro lado dos jogadores. Sobre suas sugestões para correção, já fiz ambas! Obrigado pelo olhar afiado!
Abraços,

Tiago (@tasantos)

Tads disse...

Pessoal, agora que me deram a dica e eu reparei: já é possível baixar o arquivo mp3 da RX21 no mesmo player em que "toca" o programa. De cima pra baixo, à direita, o 3º ícone (uma seta apontando pra baixo) é um botão para download. Você clica lá e surge no player a opção "download". Clica de novo e, bingo, podem baixar direto do sound cloud! Aprendemos mais essa! :)
Experimentem!
Abraços,
@tasantos

JUSTI disse...

boa veleu ja to baixando........

Paulo Santoro disse...

Assisti ao programa e gostei muito. Até porque minha pergunta foi feita! :-) Muito interessante o que o Vescovi fala sobre a importância de analisar minuciosamente as próprias partidas.
Abraço, continuem assim!

JUSTI disse...

Legal... gostei tanto que estou ouvindo pela 3ª vez huahuahuah qdo vai sair o proximo.
Gostei dos comentarios tinha uma visão de um cara prepotente e arrogante...
Posta ai a lista de livros que ele recomendou coloca em um ponto do blog pra facilitar a vida do pessoal....gostei que dos livros que citou tenho a maioria auhaua

Zurich 1953...
Estratégias Modernas Modernas...
Meus Prodecessores 1 ao 5!
Trilogia do Kotov....

Valeu...

abraços

JUSTI

Paulo Palozi disse...

Excelente estréia, Parabéns! Rádio Xadrez mais uma vez exclamando! hehehe. Gostei muito da entrevista, além das boas dicas e curiosas histórias, conhecemos o lado menos sério e bem humorado do Giovanni.

Grande Abraço

Lances Finos