terça-feira, 6 de julho de 2010

RX20: Episódio Final


Olá, amigos da Rádio Xadrez! Esse é um momento muito feliz e significativo para nós que fazemos o programa: a Rádio Xadrez completou 6 meses de existência! Com isso, trazemos a vocês ouvintes e leitores aqui do blog Vida em Miniatura um programa especial, que encerra o ciclo da 1ª temporada da Rádio

Nessa nossa season finale, tivemos a inusitada companhia do MF Alfeu Bueno, um dos nossos ouvintes mais dedicados, que relembrou conosco os momentos mais marcantes e inesquecíveis dessa 1ª temporada, transcorrida por meio de 20 programas/episódios, mais de 26 horas de entrevistas e cerca de 30 convidados diferentes.

Cumprimos, assim, o principal intuito pelo qual criamos a Rádio Xadrez: aproximar enxadristas e seus ídolos nos tabuleiros tupiniquins, fazendo a ponte entre fãs e  o que pensam os jogadores mais fortes, para que todos possam aprender mais e dividir conhecimentos.

Nessa primeira temporada, ressaltamos, com orgulho, que a Rádio Xadrez foi ouvida em 126 cidades brasileiras (confira na imagem do mapa do Brasil neste post, na qual cada ponto vermelho representa uma cidade) e o blog foi visitado, pelo menos uma vez, por 25 países no mundo! (confira na imagem do mapa mundo neste post, na qual cada país-visitante aparece destacado em verde).
Apesar de ser gravada em São Paulo (SP), a Rádio Xadrez expandiu seus limites, tendo participantes em Curitiba (PR), Bento Gonçalves (RS), Fortaleza (CE), Natal (RN), Lages (SC), Vitória (ES) e outras cidades. 'Fomos' também à Alemanha, com o AF Alexandre Sigrist, nosso grande colaborador, para conhecer o império da ChessBase e os meandros dos torneios de 1º mundo. Também 'visitamos' à Europa, acompanhando a jornada do então MI Krikor Mekhitarian, do GM André Diamant e do enxadrista Gustavo Pizzocaro Gomez.

Dos convidados, que aqui reforçamos o nosso agradecimento por toparem participar, afinal, sem eles os programas não teriam existido, ressaltamos que nosso rating médio girou alto: tivemos 6 Grandes Mestres, 3 Mestres Internacionais, 3 Mestres Fide, 2 Mestres Fide Feminina, 2 Árbitros Internacionais e 2 Árbitros Nacionais - em números absolutos.
 
Para efeito de curiosidade, divulgamos neste post balanço sobre a 1ª temporada o ranking dos programas mais ouvidos (ver imagem). Lembramos que nessa classificação consideramos as rádios baixadas via download (as rádios ouvidas pelo site sem o download devem aumentar esses números).

O blog Vida em Miniatura tem mais de 30 mil visualizações, vindas de 16 mil visitantes diferentes. Se colocarmos juntos todos os episódios da 1ª temporada da Rádio, teremos exatos 881 MB! E essa quantia toda já foi baixada 3.718 vezes (fora aqueles que ouvem direto no site sem baixar o episódio), o que nos faz crer que a Rádio se consolidou no coração dos enxadristas.

Também fizemos, nesses seis meses, parcerias e promoções com o intuito de levar aos ouvintes prêmios que auxiliem no seu desenvolvimento. Com o Clube de Xadrez On-line, realizamos o Bolão do Pré-Olímpico para premiar um participante com o livro O Espírito da Abertura. Com o escritor e enxadrista Ricardo Lísias, demos dois exemplares d' O livro dos mandarins. E com a enxadrista Rabbith Shitsuka, seis ouvintes foram agraciados com os livros Xadrez e estratégia do dia-a-dia e Xadrez e o poder das organizações.

Realmente, esse projeto nos deixa muito satisfeitos e é com prazer que dedicamos horas (são muitas!) das nossas vidas para planejar, gravar, editar e finalizar os programas, com todo carinho, para que frutos úteis e saudáveis possam surgir no cenário enxadrístico brasileiro. Queremos, ainda, ir muito mais longe e não deixem de conferir, neste episódio final, as novidades que estamos preparando para a 2ª temporada, que promete ser simplesmente espetacular!

Sem o apoio, a divulgação e o retorno que vocês nos deram, no decorrer desses meses, não teríamos chegado até aqui. Por isso, a 2ª temporada da Rádio Xadrez promete, ainda mais, incentivar a participação e interação dos ouvintes. Não deixem de comentar nos posts e [em breve] de votar nas enquetes aqui do blog. 


Se quiserem, também podem escrever para nós pelo e-mail radioxadrez@gmail.com Lemos e respondemos todas as mensagens que chegam e estamos abertos para ouvir críticas e comentários dos enxadristas para que a Rádio Xadrez fique ainda melhor. Se a mensagem enviada for em áudio, podemos inseri-la em um dos programas, portanto, não hesitem e soltem o gogó!

Agora, sem mais delongas, o episódio de encerramento (RX20) e tudo o que de melhor nos contaram MF Alfeu Bueno, GM Gilberto Milos, MI Felipe El Debs, GM Alexandre Fier, MI Krikor Mekhitarian, Gustavo Pizzocaro, GM André Diamant, Daphne Jardim, GM Rafael Leitão, MI Rodrigo Disconzi, AI Pablyto Robert, Carolina Araújo e Andrea Bucci.


Para ouvir no blog, clique na seta laranja à esquerda no menu do player de streaming abaixo:

 

Para ouvir e salvar o episódio no seu computador, clique no link e faça o donwload abaixo:

4 comentários:

Masegui disse...

Tiago, meu capitão,

Eu consigo ouvir on line, mas não consigo baixar para ouvir depois. Explica aí como eu faço...

JUSTI disse...

Grande Tiago A. Dos Santos,

Ficou bacana o novo formato parabéns.... amis vai ai mais um pedido posta ai o arquivo pra gente baixar tb....

abraços

JUSTI

Tads disse...

Voilá, senhores! Já coloquei o arquivo disponível para download também (logo abaixo do novo player laranja para ouvir por streaming).

Obrigado pelos elogios e pela força, Masegui e Justi.

Abraços!

@tasantos

Tads disse...

Galera, como prometido no episódio, algumas informações extras:

***

Quer jogar torneios magistrais, masculino e feminino, valendo normas de MI na Argentina? Escreva para hfilgueira@hotmail.com/ (e-mail e MSN).

***

Relembre: Mequinho concede entrevista à Rádio/TV Xadrez (link: http://www.youtube.com/watch?v=MdAKt7exbXk )

***

Músicas que tocam neste episódio:
Celine Dion, The power of love
Cid Moreira, Jabulani
by Leandro Salles ;-p

Abcs!

@tasantos

Lances Finos