sábado, 7 de abril de 2012

Após quatro rodadas, Vescovi lidera Aberto de Fortaleza

Transcorridas as quatro primeiras rodadas (metade longa do torneio), o GM Giovanni Vescovi é o principal líder da prova, com 100% de aproveitamento.

Com pretas, Vescovi derrotou, agora há pouco, ao MI Eduardo Limp, pela quarta rodada. Dos demais líderes, o GM Darcy Lima, o MI Roberto Molina e o espanhol MI Horacio Saldano também mantêm 4 pontos em 4 partidas.

O paraguaio GM José Cubas empatou com o argentino MI Leandro Perdomo enquanto que o GM Krikor Mekhitarian perdeu para o MF Máximo Iack Macedo.

O GM Felipe El Debs segue jogando contra o MF Iung Pinheiro, nesta tarde calorosa de Fortaleza-CE, onde os termômetros marcam 28º C. Acompanhe no vídeo abaixo uma visão geral sobre as primeiras mesas nesta 4ª rodada:

Molina é campeão no Blitz
Ontem à noite (6 de abril), o mineiro MI Roberto Molina venceu o torneio de blitz, derrotando ao GM Giovanni Vescovi na última rodada, em uma posição que gerou polêmica. O paraguaio GM José Cubas (2º lugar) e o brasilero GM Krikor Mekhitarian completaram o pódio. Giovanni foi o 4º.

Na partida decisiva entre Vescovi e Molina, nos instantes finais, o GM brasileiro tocou em uma peça que estava cravada, o que caracterizaria lance impossível e a perda da partida, porém alegou não ter  completado o lance, acionando o relógio. A arbitragem confimou a vitória de Molina.



Confira no vídeo abaixo os momentos finais da única derrota de Molina no Torneio de Blitz, para o GM Krikor Mekhitarian:
Vescovi e Lima à mesa
Na manhã de hoje (7 de abril) foi lançada a 2ª edição do Anuário de Xadrez do Ceará, um amplo compêndido escrito e organizado por Ari Maia com todas as partidas envolvendo cearenses em 2011.
Na ocasião, compuseram a mesa de cerimônia o próprio Ari Maia, o presidente da CBX IA Pablyto Robert e os GMs Giovanni Vescovi e Darcy Lima. 


Sentados em lados opostos da mesa, ambos os GMs ressaltaram a importância do Anuário, elogiaram os esforços do organizador da competição cearense e pontuaram sobre a situação do xadrez no País.
Entrevista
No final da manhã, a Rádio Xadrez entrevistou o atual presidente da CBX Pablyto Robert. Assista no vídeo a opinião do presidente sobre o Aberto de Fortaleza, o Aberto de Blitz, a Olímpiada de Xadrez e a nova eleição da CBX, entre outros assuntos. Em breve, estará disponível aqui no site.

Nenhum comentário:

Lances Finos