sexta-feira, 10 de setembro de 2010

RX23: MI Roberto Molina, Paulo Palozi e Cintia Leão

MI Roberto Molina

REUNINDO JOVENS TALENTOS do xadrez nacional, a Rádio Xadrez #23 (3º episódio da 2ª temporada) abre espaço para o debate sobre temas da atualidade e os caminhos pelos quais têm de passar os jogadores rumo à ascensão no esporte.

Com a participação do Mestre Internacional Roberto Junio Brito Molina, de Belo Horizonte (MG), que tem 2384 pontos de ELO-FIDE, do jovem e forte enxadrista Paulo Ricardo Palozi, de Araucária (PR), 2234 pontos de FIDE, e da atual campeã brasileira sub-18 e campeã paranaense feminina, Cintia Rocha Leão, de Cianorte (PR), o programa traz ainda como novidades os quadros Na Planilha e Mural Rádio Xadrez.

Cintia Rocha Leão, Cianorte/PR
O programa foi gravado ao vivo, no dia 2 de setembro, às 22h. Nesta primeira parte, o MI Roberto Molina divide sua experiência recente na Copa Latinoamericana de Ajedrez, em Cuzco (Peru), na qual conseguiu derrotar ao GM Oswaldo Zambrana (Bolívia, 2513). O mineiro traz também o exemplo do desenvolvimento do xadrez no país peruano, que participou brilhantemente do Panamericano da Juventude, recém encerrado em Bento Gonçalves, no Brasil.

Panamericano no qual também esteve presente a enxadrista Cintia Rocha Leão - que substitui Leandro Salles neste episódio e não deixa faltar o humor ácido e as perguntas afiadas características dele, além de contribuir com comentários sobre seu desempenho no Pan e sobre a situação do xadrez feminino brasileiro.

Paulo Ricardo Palozi, Araucária/PR
Os enxadristas expõem, ainda, a falta de incentivo financeiro ao desenvolvimento do xadrez no Brasil e o desempenho recente dos três em campeonatos regulares, como foi o caso da ótima campanha de Palozi no Campeonato Paulista, disputado em Santos (SP). Na ocasião, ele derrotou ao MI Martin Crosa (Uruguai, 2382) e empatou com os MFs Rodrigo Terao (2317) e Evandro Barbosa (2393).

O episódio #23 da Rádio Xadrez trouxe também a estreia dos quadros Mural Rádio Xadrez, que vai possibilitar a troca de mensagens e anúncios entre os enxadristas de todo País, e Na Planilha, que pretende ser uma agenda atualizada com os mais fortes e importantes torneios em disputa.

Para completar, Molina, Cintia e Palozi discutiram mais um Casos de Arbitragem, que abordou o comportamento dos árbitros em grandes e movimentados torneios, como foi o caso dos Jogos Regionais - região de Taubaté (SP).

Não deixem de conferir esta 1ª parte!

Para ouvir no blog, clique na seta laranja à esquerda no menu do player de streaming abaixo:


Para salvar o episódio no seu computador, clique no link abaixo e faça o download na opção preferida:



NA PLANILHA

Quer divulgar seu torneio na Rádio Xadrez? Envie um e-mail para radioxadrez@gmail.com e deixe tudo anotado "Na Planilha". Confira abaixo os torneios divulgados neste episódio:

Torneios para jogar

6 de setembro - Jogos Universitários do Paraná
até 10 setembro - inscrições Jogos da Cidade de São Paulo/SP
10 a 12 setembro - Brasileiro Escolar, Poços de Caldas/MG
12 de setembro - Campeonato Paranaense Rápido e Relâmpago, Ponta Grossa/PR
17 a 19 setembro - Torneio Aberto de Bauru/SP U2200
24 a 26 de setembro - Aberto do Brasil de Goiânia/GO
1 a 3 de outubro - IRT 72 anos do Clube de Xadrez de Curitiba/PR

Torneios para assistir

5 a 11 setembro - Mundial Universitário, Zurique/Suíça
10 de setembro - Magnus Carlsen x Resto do Mundo
10 a 17 setembro - Jogos Abertos de Santa Catarina, (JASC) - Brusque/SC
21 setembro a 4 de outubro - Olimpíada de Xadrez, Khanty-Mansiysk, Sibéria/Rússia
15 a 17 de outubro - Fase Estadual, Jogos do Interior de Minas Geiras
7 a 13 de novembro - Jogos Abertos de São Paulo, Santos/SP

MURAL


Que tal mandar aquele recado para alguém que você não tenha tanto contato ou está longe? Ou  então divulgar o endereço do seu blog? Ou, ainda, tentar trocar seu velho livro de finais por algum inédito de aberturas? 

Esse é o espaço: envie seu recado para o Mural Rádio Xadrez que iremos lê-lo no ar. Escreva para radioxadrez@gmail.com (mensagens enviadas em áudio - mp3, wma, etc. - têm mais chances de serem exibidas no programa).

Músicas tocadas nesta 1ª parte:

It´s So Easy, de Gun's and Roses (by Paulo Palozi)
Help, de Beatles (by Roberto Molina)

Um comentário:

Anônimo disse...

Roberto Molina é muito talentoso, e também é um gato! Com sua barba no estilo "por fazer" conquista todas as garotas.
Quanto aos Paparazzis que o estão perseguindo, acho que faz parte do sucesso, é inevitável.
Um grande beijo de sua maior fã,

Mc Tia Zélia.

Lances Finos