segunda-feira, 12 de março de 2012

"Vou jogar a Olimpíada", diz Mecking

Henrique Mecking, em Campinas, no Brasileiro 2011
O brasileiro GM Henrique Mecking, 60 anos, voltará a disputar uma Olimpíada de Xadrez após oito anos ausente (sua última participação foi em 2004, na Espanha).

Pelo menos é o que afirmou hoje em sua residência em Taubaté (SP), assim que recebeu a convocação da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) para a disputa na Turquia, em agosto. 

Mequinho, que em dezembro havia declarado na Rádio Xadrez que não jogaria (ouça aqui), voltou atrás e planeja agora disputar a competição. Os outros GMs convocados seguem a lista de rating da FIDE, publicada em 1º de março: Rafael LeitãoGiovanni VescoviAlexandr Fier e Gilberto Milos Jr.

Os brasileiros GM Krikor Mekhitarian, GM Felipe El Debs e GM André Diamant, que mantinham esperanças de completar o time na vaga de Mecking, aguardam pela desistência de algum dos convocados. Em 2010, o então número 1 do ranking brasileiro, Giovanni Vescovi, desistiu às vésperas da competição (relembre o caso) e não viajou a Khanty Mansiysk, na Rússia.

Segundo apurou a Rádio Xadrez, todos os GMs convocados já confirmaram a participação, restando apenas Mecking para responder ao convite. O prazo dado pela CBX para a resposta encerra-se em 25 de março.

***

Atualização: diferentemente do que foi publicado acima, Mequinho declinou do convite da CBX, na data limite do prazo, e não jogará a Olimpíada. Ele também escreveu para a Rádio Xadrez explicando seus motivos para desistir do torneio. Segundo o GM, as chances dele ganhar rating na competição são pequenas e, no momento, ele está empenhando em subir seu rating para ser convidado para grandes torneios, preferindo não participar.

Mecking jogará, no final de abril, um match de 4 partidas (valendo rating) contra o peruano GM Julio Granda. Para a quinta vaga da equipe olímpica, a CBX ainda não decidiu qual lista da FIDE valerá, portanto, a disputa segue aberta entre os GMs Krikor Mekhitarian e Felipe El Debs.

18 comentários:

Anônimo disse...

.. eu acho que deveria ser o milos, fier, leitão, vescovi, krikor e el debs..ou o mecking de reserva
mas o el debs está atualmente jogando melhor... (eu acho) que mecking

Anônimo disse...

Isso ai! deveriamos mandar a Hou Yifan e não a Judit Polgar....

Anônimo disse...

Sim deveria jogar. É o melhor jogador de todos os tempos. Claro que deveria. Krikor se jogar seria a segunda Olimpiada que nao está classificado e entra pela janela.

Capivara de Plantão disse...

a chance deve ser dada para novos candidatos. Respeito o Mequinho, mas o mesmo não tem demonstrado evolução conforme tem-se declarado ultimamente.

menina disse...

concordo com o capivara de plantão,
milos, leitão, fier, vescovi e krikor ou el debs (krikor preferência).
uma excelente equipe!

Anônimo disse...

ele pode ir sim.. fica de reserva

deixa o milos, fier, leitão e vescovi jogar que são muito superiores a ele.
reserva está bom

Federico disse...

O Mequinho tem dois focos ao jogar: 1º-não perder como prioridade e 2º-se possível vencer. Numa competição por equipes não há lugar para jogar individualmente. O jogador precisa estar focado nas partidas dos demais membros da equipe e ser adaptável às situações que exigem. Creio que a equipe brasileira retrocedeu, mas espero estar redondamente errado no meu prognóstico.

Anônimo disse...

O Mequinho tem mais rating e pelos critérios deve estar. Parece que tentam desesperadamente ajudar uns GM's mais fracos. O Criério de rating é claro e matemático. ele foi o terceiro no Brasileiro , já o Giovani que se acha o melhor foi o nono. Bom mesmo é o Leitão que ganha no tabuleiro e nào fica falando

valdo disse...

Sem palavras !!! vc estar certo Anônimo ..

Anônimo disse...

com todo o respeito, Mequinho é muito instável, volta e meia ele empata com jogadores 2200. Isso quando não cansa e fala que não quer mais jogar. Não duvido que a doença seja de fato muito difícil mas colocar ele só por nome não faz sentido.

Por rating também não pois o rating vem do histórico mas ele não está performando de acordo com o rating. Acho que deveriam escolher os jogadores pela média de performance num período determinado recente.

Anônimo disse...

com todo o respeito, Mequinho é muito instável, volta e meia ele empata com jogadores 2200. Isso quando não cansa e fala que não quer mais jogar. Não duvido que a doença seja de fato muito difícil mas colocar ele só por nome não faz sentido.

Por rating também não pois o rating vem do histórico mas ele não está performando de acordo com o rating. Acho que deveriam escolher os jogadores pela média de performance num período determinado recente.

Anônimo disse...

É engraçado essa comparação de elo 2200. Acho que esse anônimo esqueceu dos resultados da turnê brasileira na Europa; Os brasilianos perderam ou empataram com mulheres e jogadores com rating inferior a 2200.
Então não esqueça de compara-los também...

Anônimo disse...

Vamus dar a chance para os anonimos que estão tietando aqui! Talvez eles entrem no primeiro tabuleiro e consigam fazer 0 em 0.

Unknown disse...

Nao so aqui mas em outros blogs e sites relacionados com o tema xadrez no Brasil, a falta de respeito para com as imagens dos jogadores sao absurdas. Os grao mestres acima de tudo, sao pessoas que lutam anos para conseguir representar a naçao e mostrar que aqui tambem existe talento. Agora uma parte da sociedade com pouca qualificaçao enxadristicas postam aqui os seus pobres sentimentos de um ego inferiorizado.
A CBX envia seus representantes de acordo com o Elo, entao a chance dos suplentes irem e menor.
Tiago P. Rodrigues

known disse...

o Unknown perdeu o foco. Ninguém aqui está falando de egoísmos, egos, vaidades, etc. A discussão é sobre o Mequinho ou não.Simples.

Anônimo disse...

O q q ele vai fazer????
Turismo???

Brian Chalega disse...

Isso é que é surpresa, pelo que eu via os organizadores chamavam ele já na certeza de que ele não fosse.

Como foi usado o critério do maior rating, não vejo muito o que discutir, apesar de não gostar muito do grande 'medo' que ele tem de perder, (afinal, como disse o Capablanca "aprende-se mais com uma partida perdida do que com 100 ganhas"), mas cada um tem o seu estilo...

-----------------
off-topic: Tiago, ao clicar em 'join the conversation' no plugin do twitter, aparece 'página não encontrada', parece que o endereço está:
"twitter.com/#!/tasantos/lists/vida-em-miniatura"
Quando deveria ser:
"twitter.com/#!/tasantos/vida-em-miniatura"

Tads disse...

Brian, obrigado por avisar! Contudo, não sei como arrumar! No código só tenho isso:

http://widgets.twimg.com/j/2/widget.js

E:

.render().setList('tasantos', 'vida-em-miniatura').start();


Se alguém tiver algum palpite, agradeço!

Lances Finos