quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Grandes Mestres já estão no Brasil

Carlsen sobre o Rio: "Vista deslumbrante!"
O Grand Slam de Xadrez começa no domingo, 25 de setembro, com o sorteio dos jogadores e cerimônia oficial, mas os Grandes Mestres participantes já estão chegando ao Brasil.

O primeiro a desembarcar no País foi o prodígio norueguês GM Magnus Carlsen, que está no Rio de Janeiro desde 18 de setembro. Magnus veio para o lançamento de um escritório de um de seus patrocinadores na capital carioca e, fã declarado de futebol, aproveitou a oportunidade para assistir ao clássico carioca Flamengo e Botafogo. Ele chega a São Paulo nesta sexta-feira, 23.

Outro que já se acomodou em São Paulo é o armênio GM Levon Aronian, que postou a informação em seu Facebook. O norte-americano GM Hikaru Nakamura comentou em seu Twitter que está providenciando vôo para o País, enquanto que os GMs Vassily Ivanchuk, Viswanathan Anand e Paco Vallejo devem chegar a São Paulo nesta sexta-feira.


Quem também já está bem acomodado na capital paulista é o jornalista espanhol Leontxo García, que hoje concedeu uma pequena entrevista a TV Globo. Assista abaixo:



Convidados de honra

Outra personalidade do mundo do xadrez que chegou a São Paulo para acompanhar o Grand Slam é o australiano GM Ian Rogers (2545-ELO). Ele vai realizar uma cobertura do evento, junto com sua esposa. 

Os brasileiros GM Rafael Leitão, GM Alexandr FierGM Everaldo Matsuura, GM Krikor Mekhitarian, GM Felipe el Debs e GM Gilberto Milos estarão no Parque do Ibirapuera durante as atividades paralelas (leia mais no final da página), em simultâneas ou torneios relâmpagos. Embora não irá jogar, o GM Giovanni Vescovi comentou que também deve acompanhar o evento.

Já o brasileiro GM Henrique Mecking não virá a São Paulo para assistir aos jogos. Por e-mail, Mequinho nos contou que "o Grand Slam ajuda a divulgar o xadrez no País e isso é muito bom", porém ele está ocupado e não poderá participar. Mecking também não quis cravar sobre um favorito a vencer o torneio, mas disse que o título ficará entre Anand, Carlsen e Aronian.

"Se eu fosse convidado, é claro que aceitaria jogar o Grand Slam e ficaria felicíssimo, dando graças a Deus", comentou ele. "Acredito que não há brasileiros na prova porque o rating dos participantes é bem maior que o nosso". Por fim, o primeiro Grande Mestre brasileiro disse que verá as partidas mais interessantes pela internet.

Leia mais:

Nenhum comentário:

Lances Finos