terça-feira, 20 de setembro de 2011

Programação completa do Grand Slam no Brasil

A SP Turis, empresa da Prefeitura de São Paulo que está gerenciando a divulgação do Grand Slam de Xadrez no Brasil, divulgou um release com a programação completa da prova, que você pode ler abaixo:

Final do 4º Grand Slam de Xadrez em São Paulo também terá atividades para o público em geral

Aulas de xadrez gratuitas, Simultâneas e torneios com a participação dos principais nomes do esporte no Brasil integram a programação. Serão promovidos ainda campeonatos de diversas modalidades


Durante a final do 4º Grand Slam de Xadrez São Paulo  – Bilbao, principal campeonato mundial que será disputado por seis dos melhores jogadores da atualidade no Parque do Ibirapuera, de 25 de setembro a 1º de outubro, também será oferecida à população uma programação especial dedicada ao xadrez.

O público terá a oportunidade de aprender a jogar xadrez, participar de simultâneas e ver os principais nomes do esporte no Brasil em ação, além de assistir a torneios de modalidades diversas. O objetivo da iniciativa é estimular o interesse pelo esporte e incentivar a sua prática. As atividades serão promovidas pela Prefeitura de São Paulo, com organização da Xeque & Mate, parceira da SPTuris na organização do evento, e da Federação Paulista de Xadrez (FPX), que completa 70 anos de existência em setembro.

As aulas gratuitas de introdução ao xadrez serão realizadas diariamente, de 26 a 1º de outubro, das 14h30 às 16h30, para até 20 pessoas. Para participar será necessário apenas retirar uma senha no local uma hora antes. No dia 27, os participantes vão aprender o Shogi, o xadrez japonês, com o Mestre Internacional James Mann de Toledo.

Nos dias 26, 27, 28 e 1º de outubro ocorrerão as Simultâneas de Xadrez. Nesse formato, um enxadrista joga contra até 30 pessoas ao mesmo tempo. Qualquer pessoa pode participar desde que tenha os conhecimentos básicos do esporte. Está é também uma oportunidade para assistir ao vivo a atuação dos maiores nomes do xadrez nacional. As partidas serão com os Grandes Mestres Internacionais Rafael Leitão  Gilberto Milos, que ocupam respectivamente os 2º e 3º lugares do ranking nacional, e os Mestres Internacionais Jefferson Pelikian e James Mann de Toledo (20º na lista brasileira), que comandará um desafio misto, com metade dos tabuleiros da simultânea em Shogi.

Crianças e jovens, de 8 a 14 anos, da rede pública de ensino e particular podem participar gratuitamente do Torneio Infantil no dia 1º de outubro, sábado, a partir das 10 horas. Os primeiros colocados de cada categoria, feminino e masculino, receberão prêmios.

Da programação fazem parte ainda diversas modalidades de campeonatos para jogadores cadastrados de todas as idades. No dia 25, a partir das 10 horas, será realizada a Copa Senninha com crianças de 13 e 14 anos, e que deverá reunir mais de 250 participantes. A Etapa 21 Minutos, que é o tempo de jogo de cada competidor, será realizada nos dias 26, 27 e 28. No Torneio Relâmpago, no dia 30 de setembro, às 18 horas, as partidas têm duração de até 10 minutos.

Ainda durante o evento, o público poderá assistir a atuação dos maiores nomes do xadrez nacional, que disputarão o IRT (26/09 a 1/10), torneio válido para obtenção de norma de mestre internacional, o circuito paulista Master Series (29/09) e 21 Minutos Grandes Mestres (30/09), que terá além de Leitão e Milos, as presenças de Alexander Fier (4º), Krikor Mekhitarian (9º), Everaldo Matsuura (10º) e Felipe El Debs (12º).

Confira abaixo a programação completa da Final do 4º Grand Slam São Paulo – Bilbao:                                                        

ATIVIDADES ABERTAS AO PÚBLICO

Aulas de introdução ao xadrez
Dias: 26, 28, 29 e 30 de setembro e 1º de outubro
Horários: das 14h30 às 16h30
Vagas: 20 por dia
Gratuito. Retirar senha com uma hora de antecedência

Aula de introdução ao Shogi – Xadrez Japonês
Dia: 27 de setembro
Horário: das 14h30 às 16h30
Gratuito. Retirar senha com uma hora de antecedência

Simultâneas de Xadrez 
Dia 26, 17 horas, Mestre Internacional Jefferson Pelikian
Dia 27, 17 horas, Mestre Internacional James Mann de Toledo
Dia 28, 17 horas, Grande mestre Internacional Rafael leitão
Dia 1º, 16 horas, Grande Mestre Internacional Gilberto Milos
Inscrições e mais informações: www.grandslamdexadrez.com.br

Torneio Infantil Grand Slam de Xadrez
Dia: 1º de outubro
Horário: 10h30
Categorias: sub 8,10,12 e14 anos, 250 vagas
Inscrições e mais informações: www.grandslamdexadrez.com.br

TORNEIOS 

Copa Senninha
Dia: 25 de setembro
Horário: 10 horas
Categorias: subs 13 e 14 anos, 370 vagas
Inscrições e mais informações: http://www.fpx.com.br/70anos/portada.html

Etapa 21 Minutos FPX
Dias: 26, 27 e 28 de setembro
Horário: 14 horas
Inscrições e mais informações: http://www.fpx.com.br/70anos/portada.html

Torneio Relâmpago 
Dia: 30 de setembro
Horário: 18 horas
Inscrições: gratuitas, no local até as 17h, uma hora antes do início do torneio

Master Series 
Dia: 29 de setembro
Horário: a partir das 14 horas

21 Minutos – Grandes Mestres brasileiros
Dia: 30 de setembro
Horário: 14 horas
Enxadristas já confirmados: Rafael Leitão, Gilberto Milos, Alexander Fier, Krikor Mekhitarian, Everaldo Matsuura e Felipe El Debs                                                        

IRT 70 ANOS FPX
Torneio válido para obtenção de norma de mestre internacional
Dias: 26, 27,28, 29 e 30 de setembro e 1º de outubro
(24 e 25/09 no Clube de Xadrez São Paulo)
Horário: 14 horas
10 Jogadores convidados

Sobre o 4º Grand Slam de Xadrez

O Grand Slam é o principal campeonato da atualidade e consiste num circuito de torneios internacionaisrealizado em várias cidades do mundo com a participação dos melhores jogadores do planeta.

Em 2011, o título será disputado pelo norueguês  Magnus Carlsen, o  indiano Viswanathan Anand (atual campeão do mundo), o armênio Levon Aronian e o ucraniano Vassily Ivanchuk, que são, respectivamente, os números 1, 2, 3 e 7 do ranking mundial. Com a publicação da última lista de pontuação da FIDE, o norteamericano Hikaru Nakamura e o espanhol Paco Vallejo, que também são finalistas, estavam na 6ª e 20ª colocações e passaram a ocupar a 12ª e 28ª posições.

A final do 4º Grand Slam de Xadrez na capital paulista é uma realização da Prefeitura de São Paulo, com organização da SPTuris e Xeque & Mate e apoio das secretarias municipais de Esportes, Lazer e Recreação e do Verde e do Meio Ambiente. O evento é resultado da cooperação internacional firmada entre as Prefeituras de São Paulo e de Bilbao no dia 8 de agosto.

Nas edições anteriores, as finais foram realizadas na China (Xangai 2010) e na Espanha (Bilbao 2009 e 2008).

Serviço:
Final do 4º Grand Slam de Xadrez São Paulo - Bilbao
25/09, domingo: sorteio do emparceiramento
26/09 a 1º/10: partidas, sendo três por dia
29/09, quinta-feira: sem jogos do Grand Slam
Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 10)
Entrada gratuita

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação – São Paulo Turismo (SPTuris)
Lilian Natal | Daniela Queiroz | Nara Sá | Maria Fonseca | Marcelo Iha
Press kit online: www.imprensa.spturis.com
Pedido de fotos: fotos@spturis.com

Nenhum comentário:

Lances Finos