terça-feira, 24 de maio de 2011

Grand Slam no Brasil

Brasil sediará evento com melhores enxadristas do mundo
Anand, Carlsen e Nakamura confirmados; Kramnik, Aronian e Radjabov também podem vir

Mais famoso parque urbano da cidade de São Paulo, Ibirapuera será palco de disputa internacional de xadrez

AS MAIS DE 200 MIL PESSOAS QUE desfrutam, semanalmente, da tranquilidade e do ar fresco recorrentes no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), irão se deparar com uma cena inusitada entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. Dentro de uma urna gigante e transparente, confeccionada no meio do parque, os melhores jogadores de xadrez do mundo se enfrentarão em busca do título da 4ª Final Masters do Grand Slam de Xadrez 2011.

“Os olhos do mundo do xadrez estarão voltados para o Brasil durante esses dias”, afirma o Grande Mestre Gilberto Milos, um dos organizadores do evento, em entrevista exclusiva à Rádio Xadrez. Apesar da lista de jogadores ainda não ter sido confirmada oficialmente, três nomes despontam como presenças garantidas nela: GM Viswanathan Anand (da Índia, atual campeão mundial e número #1 do mundo), GM Magnus Carlsen (da Noruega, número #2 do mundo) e GM Hikaru Nakamura (dos Estados Unidos, melhor jogador norte-americano desde Bobby Fischer).

Magnus Carlsen tem vaga garantida no evento
As outras três vagas para a Final serão definidas após o mês de junho. Uma delas é certa: será dada ao campeão do Bazna Kings Tournament 2011, disputado na Romênia, de 11 a 22 de junho, pelos GMs Teimour Radjabov (AZE), Sergey Karjakin (RUS), Vassily Ivanchuk (UCR) e Liviu-Dieter Nisipeanu (ROM), além dos já classificados Carlsen e Nakamura. Nas três edições anteriores do Grand Slam (2008, 2009 e 2010), nomes como os do GM Vladimir Kramnik (RUS), GM Veselin Topalov (BUL), GM Levon Aronian (ARM), GM Alexei Shirov (ESP) e GM Alexander Grischuk (RUS) estiveram entre os participantes.

Em paralelo ao grande evento, diversas atividades estão sendo planejadas para entreter o público aficionado e divulgar o jogo de xadrez entre os não-praticantes, que deverão ser surpreendidos com a alteração da rotina no Parque, por onde passam cerca de 900 mil pessoas por mês, segundo a Prefeitura de São Paulo. As ações ocorrerão das 10h da manhã, quando o Parque abre, até as 9h da noite, momento em que os últimos jogadores a terminarem suas partidas estarão encerrando as entrevistas coletivas – obrigatórias por contrato, para deleite dos fãs.

Para conhecer todos os detalhes dessa brilhante negociação que trouxe um dos maiores eventos mundiais do xadrez para nosso País, a Rádio Xadrez conversou na última segunda-feira à noite (23) com o GM Gilberto Milos, e apresenta, com exclusividade aos seus leitores, todas as informações e detalhes deste evento!

Desfrutem!

"Urna" transparente será construída para permitir que público assista aos duelos

Rádio Xadrez - Como surgiu a possibilidade de trazer o evento ao Brasil?
Gilberto Milos - A negociação começou com o pessoal de Bilbao, que já havia organizado as outras três finais do Grand Slam de Xadrez, sendo a última em Xangai, na China. Eles estavam procurando novos parceiros para fazer a final deste ano, em outras cidades, e nós entramos. Para quem ainda não conhece, a final é dividida em duas partes, sendo disputada metade em São Paulo e a outra metade em Bilbao (Espanha).

Rádio Xadrez – Mas como se deu a negociação com os organizadores?
GM - O contato começou quando eu estava jogando o Campeonato Iberoamericano, no México, em novembro do ano passado [Milos foi o campeão deste torneio]. Depois disso, as conversas foram incrementando-se, ao longo do tempo, muita coisa se discutiu e nós, eu e o Davy [Davy Maurice D'Israel], começamos a buscar opções para fazer o evento aqui em São Paulo. Finalmente, tivemos um forte apoio da Prefeitura e, com isso, depois de muita negociação e muito esforço, conseguimos trazer o torneio para São Paulo. Agora, uma vez que o torneio está fechado para ocorrer em nosso País, estamos trabalhando para incrementar o evento e transformá-lo em um super evento. É claro que, por si só, uma final de Grand Slam, em que você traz os melhores jogadores do mundo, já é enorme, mas nós queremos fazer uma semana de xadrez intensa em São Paulo.

Rádio Xadrez – Vocês estão mantendo contato com os jogadores ou apenas com os organizadores da prova?
GM – Apenas com os próprios organizadores de Bilbao por enquanto, os mesmos que organizaram o torneio anterior, na China. Eu tenho amigos jogadores relacionados no xadrez e, por meio desses contatos, consegui falar com os organizadores de Bilbao, mas apenas por isso, não há nenhuma outra pessoa intermediando. Nós estamos conversando diretamente com os organizadores da final do Grand Slam do ano passado e dos outros anos.

Local da prova recebe 900 mil pessoas por mês
Rádio Xadrez – É claro que a expectativa para o evento é enorme e nós sabemos da importância e da dimensão que isso terá em nosso País, mas, para vocês, organizadores, o que realmente estão esperando com o evento?
GM – Queremos que seja “A Semana do Xadrez” no Brasil. Quem puder tirar férias neste período, faça isso e venha para cá. É possível fazer uma corridinha pela manhã no parque e depois ver os jogos. O torneio vai parar o mundo do xadrez. Na verdade, o mundo do xadrez vai estar aqui nessa semana. Esperamos que venham muitas pessoas, inclusive de fora do Brasil, que as pessoas que amam o xadrez aproveitem para conhecer nosso País.

Rádio Xadrez – Qual é a data oficial da competição e onde será disputada?
GM – De 25 de setembro a 1º de outubro, em São Paulo (SP), e depois a segunda metade em Bilbao (Espanha). O evento aqui deve ser realizado no Parque do Ibirapuera e os jogadores jogarão em uma urna ao mesmo estilo da utilizada em Bilbao. O torneio será totalmente aberto ao público, com total visibilidade dos jogadores. E, além do torneio em si, teremos uma área de 1.500 metros quadrados no Parque, durante todo o período de competição, na qual vamos colocar xadrez das 10h da manhã até as 9h da noite, todos os dias.

Rádio Xadrez – Você já tem uma previsão sobre o horário das rodadas?
GM – Das 16h às 21h, mais ou menos.

Vladimir Kramnik pode ser um dos convidados
Rádio Xadrez – Além da Prefeitura de São Paulo, há algum outro patrocinador?
GM - Não, no momento nenhum. Estamos começando a captação de patrocínio, por isso estamos abertos a propostas, mas ainda não temos nenhuma, seja de grande ou pequeno investidor. Esperamos, ainda nos próximos meses, fechar com patrocinadores para incrementar o evento.

Rádio Xadrez – Isso quer dizer que há espaço para pequenos patrocinadores também?
GM – Sim, pensamos em oferecer cotas menores e cotas maiores de patrocínios, para pequenos apoiadores do xadrez e para patrocinadores médios ou grandes, porque teremos um evento de visibilidade muito grande, em um local muito grande, daí então vamos trabalhar com todos os tipos de apoiadores no xadrez.

Rádio Xadrez – O que você pode nos dizer sobre os jogadores participantes?
GM – Jogarão Carlsen, Anand e Nakamura.

Rádio Xadrez - Os três estão absolutamente confirmados?
GM - Eu tenho entendido que sim. O Carlsen é 100% de certeza e, pelo que eu saiba, Anand e Nakamura também. Eu prefiro falar em termos de jogadores classificados, que são esses três por enquanto. Eu não vi o contrato, posso estar falando algo que eu não tenho como provar, então eu diria que os três têm grandes possibilidades de vir.

Rádio Xadrez – E as outras três vagas, ficarão para quem?
GM – Uma vai, obrigatoriamente, para o vencedor do Bazna Kings Tournament 2011, na Romênia. As outras duas serão definidas pelos organizadores, mas posso dizer que serão, certamente, dois outros grandes jogadores, por exemplo, Kramnik, Aronian, Radjabov, enfim, alguém de altíssimo escalão.

Armênio Levon Aronian é outro na lista
Rádio Xadrez – Então já devemos descartar a possibilidade de algum brasileiro jogar neste torneio?
GM - Nenhum brasileiro vai jogar. Não existe essa possibilidade, infelizmente. Não é por nossa falta de vontade, mas é que não há condições para esta edição. Quem sabe, em edições futuras, podemos trabalhar para isso.

Rádio Xadrez – Mas há outros brasileiros envolvidos no evento, que possam, por exemplo, ministrar aulas, simultâneas ou comentar as partidas ao vivo?
GM – Claro. Como te falei, vamos ter uma área enorme de 1.500 metros quadrados para eventos paralelos. Para se ter uma ideia, a urna ocupará pouquíssimo espaço, o resto todo vai ser para atividades de xadrez. Não haverá apenas um, mas um número imenso de outros brasileiros, desde jogadores amadores até nossos melhores profissionais, que pretendemos envolver no evento, seja jogando, comentando, dando simultânea etc. Os eventos paralelos estão começando a ser definidos e, à medida que isso se resolva, vão aparecer os nomes dos jogadores também.

Rádio Xadrez – E os Grandes Mestres brasileiros irão participar de alguma forma? O Mequinho, por exemplo, estará presente?
GM - À medida do possível, vamos tentar envolver os principais jogadores brasileiros no evento. Se houver oportunidade, vamos convidar a todos para participarem. Evidentemente, o Mequinho tem o lugar dele neste grupo.

Rádio Xadrez – Haverá algum site oficial para divulgar a etapa do Brasil?
GM - Por enquanto, só o site oficial do torneio de Bilbao [http://www.bilbaofinalmasters.com]. Você viu que nós confirmamos o torneio na sexta-feira passada (20), então muitas coisas ainda estão sem definição da nossa parte. Por isso que eu te falei que algumas respostas eu não tenho para dar ainda, porque, justamente, estamos trabalhando nelas.

Rádio Xadrez – Qual será a premiação total distribuída no torneio?
GM – Serão 270 mil euros em todo o evento.

Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo

Rádio Xadrez – E como será a transmissão das partidas? Podemos esperar a mesma qualidade da transmissão do Torneio de Candidatos 2011 [contou com vídeos ao vivo, comentaristas online e tabuleiros digitais sincronizados com os relógios, entre outros]?
GM - Sem dúvidas! Haverá transmissão para todo o mundo, nós vamos ter o sistema mais moderno de transmissão, seja por tabuleiro DGT ou outra marca que escolhermos. Isso já está sendo visto, analisado e, em breve, será adquirido o equipamento para transmissão. Da mesma forma, haverá transmissão em televisores locais, em um circuito interno de imagens, além de vídeos que serão enviados para o mundo inteiro.

Rádio Xadrez – Então será mesmo igual ao Torneio de Candidatos?
GM - Sim, estamos trabalhando em toda essa parte de tecnologia. Ainda não temos definição de qual será o equipamento, mas nosso objetivo é fazer uma cobertura de altíssimo nível.

Rádio Xadrez – As pessoas poderão acompanhar o evento ao vivo, já que a circulação pelo parque é livre?
GM – Com certeza, é isso que queremos. Os espectadores terão todas as opções de comentários e todo o mais que necessitarem para acompanhar o evento. Todos poderão assistir aos jogos e, ao mesmo tempo, participar de outras atividades enxadrísticas que estamos planejando, ao longo do dia, no parque.

Destaques: transmissão pela internet e coletiva de imprensa
Rádio Xadrez – Essas outras atividades terão algum custo ou serão também gratuitas?
GM - Teremos torneios que, eventualmente, terão algum custo de inscrição; outros torneios não, dependerá do tipo de torneio e de premiação. Torneios abertos, muitas vezes, têm um custo de organização. Isso não está definido, nós estamos em contato e, possivelmente, a FPX [Federação Paulista de Xadrez] participará também, afinal de contas, no mês de setembro de 2011, a FPX completará 70 anos e, certamente, gostará de estar envolvida. Porém, os eventos ainda não estão definidos.

Rádio Xadrez - E a CBX está envolvida em algum momento?
GM - Evidentemente, é nosso interesse envolver a CBX. Até o momento, no entanto, a CBX não está, mas é porque nós começamos a divulgar esta semana somente. Eu já entrei em contato com o Pablyto [Pablyto Robert, atual presidente da CBX], nós vamos conversar sobre isso. É claro que nós queremos a participação da CBX no evento, assim como da FPX e de todo mundo que gosta de xadrez: federações, amadores, profissionais. Pelo menos aqui na América, será um dos maiores eventos de toda a história do xadrez.

Rádio Xadrez – Vocês estão planejando oferecer pacotes turísticos, parcerias com hotéis e translados até o local do torneio? Alguma espécie de inscrição que já cubra os gastos com hospedagem e transporte?
GM - Sim, tudo isso está sendo pensado, estudado e calculado. Está tudo em andamento. É a mesma questão que eu falei anteriormente, muitas coisas estão para serem definidas e vão demorar um pouco, mas é uma das ideias que nós tivemos também.

Rádio Xadrez – Qual é o cronograma com o qual vocês estão trabalhando? Quais as próximas datas importantes? Quando, por exemplo, saberemos o nome de todos os jogadores participantes?
GM - Isso não depende só da gente. Depende de contatos da própria organização do Grand Slam com eles, ou seja, isso não é nossa decisão. Até perguntaram para mim o que eu achava sobre os jogadores que viriam, mas isso está em discussão e, imagino que o mais rápido possível, será definido. Mas eu não sei te dizer quando.

Rádio Xadrez – E quais os próximos passos já definidos?
GM – Uma vez que conseguimos fechar o torneio, nosso plano é: definir os seis principais jogadores, fechar toda a questão dos eventos paralelos e correr atrás de patrocínios, que ajudarão a melhorar o torneio, tanto com relação aos eventos paralelos quanto ao torneio principal. Algumas coisas dependem dessa questão do patrocínio, por isso, estamos correndo atrás e, ao mesmo tempo, pensando nos eventos paralelos. Não temos uma data para divulgar a composição final do torneio, mas estamos trabalhando em todas essas frentes.

Bienal de Arte, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo
Rádio Xadrez – Esses grandes jogadores passarão uma semana no Brasil. É possível que se realizem atividades extras com eles, antes ou depois do torneio?
GM - Depois do torneio eu já lhe digo que é impossível, porque eles vão direto para Bilbao jogar a segunda etapa da prova. Entretanto, antes do torneio, digamos que existe, sim, a possibilidade. Eu não falei com ninguém ainda sobre isso, para saber, de fato, a opinião deles. Eles têm compromisso depois do torneio, mas, antes do torneio, não têm nada, pelo que eu sei. Então, talvez, eles pudessem vir antes para cá e fazer alguma atividade no Brasil, é uma ideia que está sendo trabalhada. Depende do que possíveis outros patrocinadores ou empresários possam oferecer a eles.

Rádio Xadrez – Haverá algum dia livre durante a competição?
GM – Serão sete dias e cinco rodadas. Estamos estudando a melhor forma de dividir, se com dois dias livres no meio do torneio ou se apenas um dia livre no meio e um dia com a abertura oficial. Se a abertura for feita no domingo [25 de setembro], por exemplo, e jogarem na segunda e terça-feira, pula-se a quarta-feira [dia livre] e joga-se de novo na quinta, sexta e no sábado. É uma possibilidade, mas ainda não estão definidos exatamente quais serão os dias, pois há outras questões em andamento. O que temos é apenas o período, de 25 de setembro a 1º de outubro.

Rádio Xadrez – Havendo este dia livre, há interesse de realizar outras atividades com os jogadores? Por exemplo, eles realizarão alguma atividade mais cultural ou lúdica pela cidade?
GM – Precisa-se ver se é do interesse deles, porque eles estarão jogando uma final de Grand Slam, que é um torneio importantíssimo. E não está claro se todos aceitariam, se é que algum aceitaria, quebrar a concentração, aproveitando o dia livre para atividades, em vez de estudar e se concentrar no torneio. Isso vai depender dos jogadores e do que nós tivermos a oferecer a eles para fazer no dia livre. Uma vez que nós tenhamos tudo isso e as coisas estiverem mais claras, poderemos contatar os jogadores para saber se existe a possibilidade ou não. Por hora, digo que está em aberto, nem sim nem não.

Rádio Xadrez – Teremos entrevistas coletivas após as partidas?
GM - Sim, haverá uma sala de imprensa, com entrevistas logo depois das partidas. Todos os jogadores darão entrevistas, ganhando ou perdendo. Eles sairão da partida e já irão para o local das entrevistas. Isso já está definido, esse detalhe de imprensa, é uma cláusula obrigatória no contrato.

Projetado por Niemeyer, auditório mescla natureza e tecnologia


Rádio Xadrez - Com relação ao idioma, para dar prioridade às pessoas que falam apenas a Língua Portuguesa, vocês estão pensando em oferecer tradução simultânea das entrevistas?
GM – Pensamos sim, isso está sendo visto, estamos prospectando. É uma necessidade, afinal de contas, estamos no Brasil e os brasileiros devem ser os primeiros a saberem o que está acontecendo.

Rádio Xadrez – A menos que a entrevista seja com o Anand, que fala um pouco de português...
GM – É verdade. Mas ele fala melhor espanhol, pois mora na Espanha. De português, acho que ele sabe algumas palavras básicas.

Rádio Xadrez - No Parque do Ibirapuera, principalmente nesta época do ano, costuma fazer muito calor. Levando-se em conta que a maioria dos jogadores vem da Europa, que tem o clima mais ameno, haverá conforto suficiente na urna?
GM – Sim, com certeza. A urna será toda climatizada e isolada, para que não haja ruído algum. Não teremos problemas quanto a isso.

Rádio Xadrez – Para nossa curiosidade, em que parte exatamente do parque será a competição?
GM - Já sabemos o local, mas confesso que tenho dificuldade em lhe explicar. Digo que vai ser um local aberto, mas todo coberto artificialmente. Não sei explicar exatamente onde é, mas vamos divulgar em breve, já está definida toda a área, todos os detalhes do local e de como vai ser o ambiente: a sala de imprensa, os locais para atividades paralelas etc.

Rádio Xadrez - Como é o seu relacionamento com os jogadores que provavelmente virão? Você já teve contato com eles, os prováveis e os confirmados?
GM - Já tive contato e já joguei, inclusive, com o Anand. Já conversei muito com ele. Já com o Carlsen, conversei pouquinho. Uma vez tomei um táxi no aeroporto, em Moscou (RUS), com o pai dele e conversamos. Já com o Nakamura, só cumprimentei. Com Kramnik, já conversei bastante, mas não sei se ele virá. Com Aronian, só disse oi, como vai?, o básico mesmo. E com o Radjabov converso mais, já convivi e conversei bastante com ele em vários torneios. Não sei também se serão esses jogadores, estou chutando, certo? Dos três classificados, eu tenho um bom e bastante amigável relacionamento com o Anand, que, inclusive, fala espanhol muito bem. Com Carlsen e Nakamura meu relacionamento é discreto, apenas nos cumprimentamos.

Rádio Xadrez – Existe a possibilidade do Ivanchuk ser um dos convidados? Principalmente por que, quando esteve no Brasil na Festa da Uva (2010), ele disse que gostaria de voltar a jogar aqui...
GM - Aí depende do pessoal do Grand Slam, não sei exatamente quais são as regras para convites ou suplentes. Se eu falar nomes, vou falar de algo que não sei exatamente. Agora, sem dúvida nenhuma, seria um grande nome para o evento [o Ivanchuk], mas está mais para ser definido pelo pessoal do Grand Slam do que pela gente.

Anand pode voltar ao Brasil para Grand Slam
Rádio Xadrez – Com certeza haverá uma divulgação muito grande de toda a mídia enxadrística, imagino que grandes sites como ChessBase e Chessdom enviarão representantes...
GM – E contamos com vocês da Rádio Xadrez para ajudar na divulgação e também para levar fluídos positivos para o torneio. À medida que eu for tendo novidades importantes, eu entro em contato com vocês, fiquem tranquilos. O começo ainda é um pouco tumultuado, o torneio fechou só agora, houve um ok definitivo na última sexta-feira, ou seja, várias coisas estão adiantadas, mas não resolve eu vir e falar, porque não estão totalmente fechadas. Vou divulgando na medida em que for confirmando, que é o mesmo critério que utilizei para divulgar o evento. Já sabia há mais de dois meses da possibilidade real de organizarmos, mas só divulguei quando estava realmente fechado. E assim vai ser para evitar especulações.

Rádio Xadrez – Você foi bastante paciente, esperando este tempo todo para contar. Não deu vontade de falar antes?
GM – Mas não adiantaria nada contar rápido, porque se você acaba cometendo um erro de falar algo que não existe, por exemplo, prejudicaria o andamento da negociação. Eu precisei ser paciente mesmo. Tanto que, na verdade, nós nem anunciamos oficialmente, foi uma nota de imprensa que o pessoal de Bilbao divulgou, sobre o próximo Grand Slam, e incluía São Paulo. Ali todo mundo soube e começaram a vir atrás da gente.

Pavilhão de exposições, Oca foi projetada em 1951
Rádio Xadrez – Você já deu muitas entrevistas sobre isso?
GM – Não ainda, falei com algumas pessoas somente. Eu dei uma entrevista para uma rádio espanhola e para a rádio de Bilbao. Agora, evidentemente, muitas pessoas vão querer falar disso e eu quero que, quem está interessado em ajudar a divulgar, entre em contato conosco mesmo, porque ainda precisamos melhorar o evento e precisaremos de uma força positiva muito grande. Eu peço a todas as pessoas que se interessam, que gostam e que curtam realmente o xadrez que se preparem e ajudem a divulgar. Eu vou divulgar também, evidentemente, tudo que estiver fazendo.

Rádio Xadrez – Desse jeito, seu celular não vai parar de tocar...
GM - Espero que isso realmente ocorra. Como você me perguntou uma vez e agora posso dizer, eu não joguei o Torneio Bienal João Braga, no Clube de Xadrez de São Paulo, nem vou jogar o classificatório para o Mundial [Zonal 2.4 da FIDE, em Araruama-RJ, de 18 a 26 de junho], porque estou totalmente focado neste evento. Ainda faltam quatro meses, mas este tempo voa e temos muito a fazer.

Rádio Xadrez – Isso significa que você também irá parar de participar do SP Master Series?
GM - Não sei, vou ver como vou levando. Não é uma coisa que me tire muito tempo, não é um problema maior sair uma noite para jogar. Mas eu tenho de ver, dependendo dos dias, se não tiver nada sobre o evento a ser feito. O fato de sair o evento não tem nada a ver com o Master Series, absolutamente nada.

Rádio Xadrez - Tem alguém do governo do Estado envolvido no projeto?
GM - A princípio, apenas a Prefeitura de São Paulo, mas poderá ser envolvido alguém do governo do Estado, sim, e até mesmo do Governo Federal.

Obelisco é um dos monumentos mais famosos
Rádio Xadrez – Será, realmente, um grande evento e com um diferencial de ser inusitado, em um local incomum. Por que o Ibirapuera, como o local foi escolhido?
GM - Nossa filosofia é a de levar o xadrez às pessoas. Se o público não vai até o torneio de xadrez, o torneio de xadrez vai até o público! É claro que o grande público não vai aos torneios porque eles geralmente são feitos em hotéis ou teatros mais elitizados, escondidos, permitindo o acesso apenas às pessoas do próprio meio. Nossa filosofia é pegar o xadrez e colocá-lo para ser visto pelo grande público, pela massa, em um parque de grande circulação. Da maneira como será feito, dentro de uma urna transparente, o torneio terá visibilidade completa para quem estiver passando pelo parque, mesmo os que não estiverem lá para isso. As atividades paralelas também serão ao ar livre, não totalmente ao ar livre, mas em locais abertos, onde poderão ser vistas por todos que estiverem no parque.

Rádio Xadrez – Isso me recorda quando colocaram um piano no meio da Estação da Luz, no centro de São Paulo, e as pessoas que passavam apressadas para pegar os trens e metrôs paravam ali para ouvir música clássica (leia a notícia)...
GM – Sim, é a mesma situação. Se você tiver interesse, vão ter atividades a serem feitas, desde para quem não sabe nada de xadrez, não sabe jogar ainda, até para profissionais e amadores mais fortes. Vamos atingir todas as pessoas, de todas as idades.

Rádio Xadrez – Você imagine o impacto que será para aquele senhor que está acostumado a correr pela manhã no parque e, de repente, se depara com uma urna enorme e pessoas jogando xadrez lá dentro. Mudará toda a rotina do local...
GM - Exatamente, essa é a grande filosofia na qual estamos apostando. E nós contamos com todas as pessoas ligadas ao xadrez, divulgadores, apoiadores, fãs, enfim, para que ajudem a divulgar o evento positivamente. Há coisas não definidas, claro, e algumas pessoas poderiam ver isso como um grande problema, estariam criticando, dizendo que vai dar errado, que o tempo é curto etc. Mas eu digo que vai dar certo e estamos trabalhando para isso. Não vou mentir nem dizer coisas que ainda não estão prontas. É bom que as pessoas fiquem ligadas e enviem essa força positiva, de que realmente vai ser um evento extraordinário. Se a gente fizer um negócio muito bom, e estamos trabalhando muito para isso, o Brasil vai entrar definitivamente no calendário do circuito mundial, vamos passar a ser um local de referência do xadrez. Economicamente, nosso País está melhor do que muitos países da Europa, portanto, temos tudo para conseguir isso. Vamos criar uma coisa positiva com relação ao evento, porque realmente vai ser bom para todos.

Na "urna", Kramnik e Carlsen duelaram em 2010
Rádio Xadrez – Você aceitaria ser um dos comentaristas das partidas?
GM - Não dá para saber ainda. Eu duvido que estará tudo certinho com duas semanas de antecedência, por exemplo, para que, durante o torneio, eu tenha cabeça para isso. O tempo é muito curto, então eu espero que esteja tudo pronto para o torneio e, quem sabe, eu possa fazer algo, comentar ou qualquer outra coisa. Entretanto, é mais natural que eu, como organizador, não me envolva com essas coisas e deixe isso para outras pessoas. Mas, como te falei, o que tiver de fazer, da melhor forma possível, vamos fazer. Se tiver que comentar, eu faço também.

Rádio Xadrez – A arbitragem da final já está definida?
GM - Não, ainda não. Estamos correndo atrás de possibilidades com relação ao evento e isso vai ser decidido junto, mais tarde. Temos algumas ideias, mas nada concreto por enquanto.

Rádio Xadrez – Vocês são responsáveis, da parte de São Paulo, pela organização em todas as fases, por exemplo, até sobre escolher o hotel em que os jogadores ficarão hospedados?
GM - Sim, nós cuidamos de todos os detalhes. Evidentemente, existem coisas que não são nossa especialidade, nós não sabemos, por exemplo, fazer a urna de vidro, há pessoas específicas para isso. Eu diria que há um grande número de pessoas trabalhando para o evento e nós estamos, de certa forma, coordenando isso tudo e fazendo o link entre o pessoal do xadrez, em Bilbao, e o trabalho que está sendo feito aqui, que nunca irá aparecer, porque o público pega a coisa pronta e vê o andamento do torneio, mas não tem ideia do trabalho grande que é feito nos bastidores.

Rádio Xadrez – Você quer ainda ressaltar alguma outra informação?
GM - Tenho muitas coisas em mente, mas não vou falar especificamente, porque ainda podem mudar e não quero falar algo que eu vá mudar depois. Mas, na medida em que eu for confirmando essas coisas, eu vou falando para a Rádio Xadrez e vocês podem ir confirmando isso depois. Foi a mesma coisa que eu fiz hoje com a rádio da Espanha, eu só posso dizer o que está realmente confirmado.

Fim de tarde no Parque do Ibirapuera, em São Paulo

Rádio Xadrez – Ok, Milos! Muito obrigado pela entrevista e desejamos todo o sucesso a vocês na organização deste evento e, acredito que em nome de todos os enxadristas, damos os parabéns por trazer este grande torneio para o Brasil!
GM – É isso aí, muito obrigado! Agora, fiquem pensando positivo! É muito importante que, no ambiente do xadrez, estejamos pensando positivo. Nesse caminho até setembro, haverá influência negativa, então temos de arrancar isso e pensar positivamente. A colaboração da Rádio Xadrez é muito importante para divulgar essa notícia no mundo do xadrez, contamos com vocês.


Resultado da enquete: quem vencerá Bazna e garantirá vaga no torneio no Brasil?


Vassily Ivanchuk 46%
Magnus Carlsen (já tem vaga) 36%
Sergey Karjakin 24%

Teimour Radjabov 10%

Liviu-Dieter Nisipeanu 4%
Hikaru Nakamura (já tem vaga) 4%
Votos: 49 



Leia também:

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela entrevista....
Contando os dias para este grande evento!!!

stephanie disse...

Parabéns amor pela entrevista. Fiquei mais empolgada ainda com o evento.

Lucas disse...

Olá Tiago,
Tente colocar aquele link de "Gostar" do facebook para a judar a divulgar a página.

Se cada um der um grão podemos ter uma montanha para ajudar!

Abs

Anônimo disse...

Excelente entrevista!Boa sorte aos organizadores e nao perderei por nada esse evento... Fernando

Kruger, Israel disse...

Realmente será um evento fantastico!
Com premios de 270 mil euros. Será que com esta verba, terao mesmo que cobrar inscrição para eventos paralelos????
Acho que devemos valorizar o xadrez nacional tambem, e paroveitar nossa a midia mundial e nacional e difundir nosso xadrez!!
Sorte no evento, e espero participar tambem!!

IK

Anônimo disse...

Excelente entrevista amigos! Sem duvidas, a melhor que a Radio ja fez!

Parabens!

Lucio - SC

joca dedeus disse...

Parabéns!

Difícil saber se foi melhor a notícia ou a entrevista!

Parabéns a todos!

sucesso!

joca
www.xadreztorneios.blogspot.com

Tads disse...

No ar enquete da #RadioXadrez sobre o torneio Bazna Kings Tournament. Lembrando que o vencedor deste torneio garante vaga na Final do Grand Slam no Brasil, em setembro. Votem no topo da página à direita e escolhem o preferido de vocês!

Lances Finos