quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Kramnik x O Robô

Alguns torneios muito interessantes tiveram início ontem (16/11) e continuarão pelas próximas semanas, no Brasil e no mundo.

Para que nossos leitores mais ocupados possam saber as novidades e desfrutar tanto quanto nós, a Rádio Xadrez faz aqui um apanhado geral desses torneios, dando prioridade aos que trazem algo de novo no cenário enxadrístico.

Mundial de Blitz, na Rússia

Começamos com o incrível Campeonato Mundial de Relâmpago (World Blitz Championship), disputado em Moscou, capital da Rússia. O rating médio dos participantes é de 2.731 pontos-ELO!

Os enxadristas que estiveram no Memorial Tal - com exceção do GM chinês Bu Xiangzhi - tomam parte deste certame, junto a alguns outros convidados, totalizando 20 top-players (Carlsen, Aronian, Kramnik, Nakamura, Radjabov, Gelfand, para citar só alguns...).

A transmissão russa é exemplar e modelo de excelência. Há uma TV (on-line), com diversas câmeras, mandando imagens do local de jogos em alta resolução (HD). Também há comentários de mestres em áudio (no idioma russo). Um show de evento e um show de transmissão!

Emparceiramentos, resultados e PGN (em inglês)

Após os jogos, GMs concedem entrevistas na televisão

Carlsen destrói Nakamura

Ele está de volta. Após uma má fase na Olimpíada,  Magnus Carlsen, o jovem GM norueguês , voltou a jogar boas partidas e ganhar torneios. Ontem, no primeiro dia de competição, ele venceu, na sequência, aos GMs Nakamura, Ponomariov, Kramnik e Movsesian. Lidera o torneio junto de Levon Aronian, com 10 pontos em 14 jogados.

O vídeo abaixo mostra que, em blitz, o GM Magnus Carlsen também é um dos melhores. Temos aqui uma aula de ping! Reparem na calma com que ele move suas peças, em busca dos melhores lances, sempre mantendo vantagem de tempo contra  o GM Hikaru Nakamura, que é um conhecido especialista na modalidade.

Mesmo derrubando as peças por duas vezes (o que não é muito comum), Carlsen não exibe nenhuma ponta de nervosismo e  liquida qualquer chance do nipo-americano. O final é emocionante!

 

Kramnik vs O Robô

Chamou a atenção nos bastidores do Mundial de Blitz a presença de um robô que joga xadrez (qualquer semelhança com o livro A máquina do Xadrez é mera coincidência). Trata-se de uma ação de marketing de uma empresa russa de tecnologia e robótica, que conectou o aparato andróide em um  forte software de xadrez, para diversão do público.

Dessa vez, quem enfrentou o clone do autômato turco foi ninguém menos que o super campeão russo GM Vladimir Kramnik. O vídeo abaixo mostra a disputa, com a qual  Kramnik parece se divertir bastante. Algumas pessoas na plateia: os GMs Magnus Carlsen, Boris Gelfand, Pavel Eljanov, Shakhriyar Mamedyarov, entre outros ilustres.

Os comentários de Kramnik são em russo, mas o site da Pogonina os transcreveu:

"Essa lataria conhece a teoria!", ele brinca no começo do jogo.

"É uma desgraça jogar pela bandeira", diz, em outro momento, brincando em referência a defender à "raça humana".

"Empate, certo?", oferece ele, tentando segurar a "mão" do robô e se assustando ao quase ser 'atingido' pela máquina.

"A-ham! Agora você começou a pensar, não é?", encerra.




As rainhas do xadrez

A rainha do xadrez russo: Kosteniuk
No mesmo local de jogos, é a vez das mulheres russas disputarem o cobiçado título de Campeã Feminina  (Russian Women Chess Championship) da terra em que, dizem, o xadrez tem seu berço.

Como favoritas, temos a WGM Alexandra Kosteniuk lutando pelo título frente às irmãs Kosintseva (Tatiana e Nadezhda) e à entrevistada da Rádio Xadrez, WGM Natalia Pogonina, entre outras jogadoras.

WGM Valentina Gunina
Após a 1ª rodada, lideram: Alisa Galliamova (atual campeã), Alexandra Kosteniuk, Nadezha Kosintseva e Nazi Paikidze (2401), surpresa do dia ao derrotar, de pretas, a WGM Valentina Gunina (2479), top-3 de beleza enxadrística, segundo o GM Krikor Mekhitarian avaliou na cobertura da Olimpíada (clique para ouvir).

Não encontramos informações em um site oficial para este torneio, então fiquem ligados nos sites abaixos que prometem transmitir informações:



Kosintsevas e Pogonina (em pé), por Eugene Surov
Velhos hábitos

Os russos também brincam de "xadrez a oito mãos" (duas duplas se enfrentam e cada jogador faz um lance alternado pela dupla), uma coisa que eu pensava que só existia  no Brasil. Kosteniuk tenta encontrar lances contra Kosintseva, enquanto segura sua filha Francesca Maria no colo, que parece tentar impetuosamente destruir um relógio digital.

Alguns GMs assistem, como Shakhriyar Mamedyarov, Levon Aronian e Vladimir Kramnik. A WGM Natalia Pogonina também aparece no vídeo, no canto esquerdo. Outro lendário russo a figurar nas imagens é o segundo e ex-treinador de Garry Kasparov, Yuri Dokhoian. Ele agora atua ao lado das irmãs Kosintseva.

De 2 anos, filha de Kosteniuk não larga tabuleiro
Mesmo falando em russo, dá para perceber que a filha de Kosteniuk diz algo como "Mamãe, eu quero esse aqui!" (mostrando as peças que, evidentemente, ela não pode pegar). Depois de um tempo, a menina desiste e vai rezar (?) na cadeira ao lado.

A partir do 1min45seg, o foco é a partida do GM Boris Gelfand contra [aparentemente] o GM Dmitry Andreikin (se estivermos enganados, avisem nos comentários).

Bastante bem humorado, Gelfand brinca com a câmera e se diverte movendo um jogo de peças bem parecido com o que costumamos ver por aqui. Reparem que, até na elite mundial, eles jogam ping como a gente... pelo menos no jogo de peças.

As risadas altas, os copos sempre cheios e o monte de cinzeiros espalhados pelas mesas denotam alguns velhos hábitos russos, que nunca mudam.

 

Outros vídeos sensacionais no canal de Eugene Potemkin, no YouTube
    Arriba México!


    O GM brasileiro Gilberto Milos Jr, entrevistado da Rádio Xadrez #6 (clique para ouvir), disputa o III Campeonato Iberoamericano, no México, de 13 a 17 de novembro (primeira fase) e de 18 a 21 de novembro (fase final). O evento faz parte de uma série de atividades promovidas pela Universidade Nacional Autônoma do México e conta com os "padrinhos" Kasparov e Karpov.

    Até o momento, Milos está com 3,5 em 4, disputando uma vaga para a próxima fase no Grupo C (que conta também com o GM chileno Ivan Morovic - no twitter como @ivanmorovicgmi e com site oficial).


    Ano par: torneio pobre


    Já na Colômbia, de 16 a 22 de novembro, temos o Campeonato Continental 2010 (torneio que  o Brasil quer sediar novamente, no ano que vem), com a presença de dois brasileiros: o GM Darcy Lima e o MI Roberto Molina (entrevistado na Rádio Xadrez #23).

    Chamado de "Continental pobre" (por dar somente 1 vaga para a Copa do Mundo; os Continentais de anos ímpares oferecem 6 vagas), o torneio conta ainda com os GMs Andres Rodriguez (Uruguai), Jorge Cori (Peru), Luis Manuel Perez (Cuba) e Alonso Zapata (Colômbia). Os GMs norte-americanos Jaan Ehlvest e Alexander Shabalov, antes inscritos, não compareceram para a 1ª rodada.

    Acompanhe clicando aqui ou no site oficial.

    Em busca da norma

    Foto Oficial do evento
    E no Brasil teve início o I Magistral Feminino - promovido pela CBX - nas dependências do Clube de Xadrez São Paulo. Cinco brasileiras e cinco estrangeiras disputam o torneio, que vale norma de WIM.

    As brasileiras são: WFM Juliana Terao (SP), WFM Vanessa Feliciano (SC), WFM Amanda Marques (SP), Vanessa Gazola (SP) e Lauriê Tournier (SC).

    Com exceção do confronto entre Juliana Terao e Amanda Marques (0-1), as demais partidas da 1ª rodara terminaram em empate. Jogos às 17h.

    Nenhum comentário:

    Lances Finos