domingo, 26 de setembro de 2010

Olimpíada de Xadrez: 1ª a 5ª rodadas


Após as cinco primeiras rodadas da
39ª Olimpíada de Xadrez - que começou em 21 de setembro e vai até 3 de outubro, em Khanty-Mansiysk, Sibéria/Rússia -, a Rádio Xadrez aproveita o dia de folga dos competidores para fazer um balanço do que de melhor aconteceu até aqui no torneio.

Folga esta que foi muito bem aproveitada pelos enxadristas brasileiros, diga-se de passagem, que participaram da famosa Festa das Bermudas, realizada religiosamente em toda edição da Olimpíada.

Como nós não tivemos folga nenhuma, concluímos este balanço com os últimos acontecimentos  da fria Sibéria:

As fotos deste post são do Blog Oficial da Equipe Brasileira (tiradas por Pablyto Robert e Tânia Marques) ou do site oficial.

Resultados

Masculino
6ª rod.: Brasil 4-0 Finlândia

7ª rod.: Brasil - Hungria (28/09, às 6h)

Feminino
6ª rod.: Bangladesh 1,5-2,5 Brasil 

7ª rod.: Montenegro - Brasil (28/09, às 6h)

Comentários ao vivo

A Rádio Xadrez, com Tiago Santos e Leandro Salles, está transmitindo comentários ao vivo das rodadas da Olimpíada, conforme os jogos vão ocorrendo. Essa transmissão (broadcast) inicia-se, geralmente, às 8h da manhã e segue até às 9h, contando sempre com a participação de um titulado FIDE. 

Acordem cedo e venham torcer para o Brasil juntos conosco! Além de poder interagir, enviar perguntas e conversar com o pessoal do programa em tempo real, você tem a chance de participar de uma verdadeira aula gratuita!




Curtinhas humorísticas da Olimpíada

- O Brasil montou um verdadeiro Quartel General de Preparação no quarto do GM Alexandr Fier. Krikor, Diamant, Leitão e Milos costumam passar bastante tempo por lá, senão preparando para os jogos, disputando acirradas partidas de Winning Eleven (um jogo do vídeo-game);

 - Confome nos contou uma fonte presente no torneio, a GM húngara Judit Polgar está dividindo seu tempo na Olimpíada entre reclamar (de qualquer coisa) e comer. Nos intervalos dessas duas atividades, faz excelentes partidas e está salvando sua equipe em todos os matches;
Judit Polgar (à direita), a estrela faminta húngara
- A guia turística do Brasil na Sibéria fala muito mal Inglês, salvando-se porque também se comunica em armênio (idioma que o GM Krikor Mekhitarian fala desde pequeno). É tão difícil a comunicação, que a equipe brasileira lhe deu o apelido de "Follow me" (Sigam-me), única coisa que ela consegue dizer e se fazer entendida.

- O GM Giovanni Vescovi chegou à Sibéria acompanhado de Karpov e Kasparov. Segundo nos revelou um integrante da equipe olímpica, o GM não tem falado muito com o time brasileiro, evitando talvez piorar o clima entre eles. Ele mantém-se bastante concentrado em suas atividades políticas por lá.

- Garry Kasparov não poderia ter chegado em uma hora menos inoportuna: entrou no salão de jogos no exato momento em que seu pupilo, Magnus Carlsen, tentava defender-se numa posição perdida. Nem a chegada do professor (e as memoráveis caretas que ele faz diante de posições ruins) salvou Magnus da derrota. Veja a partida clicando aqui.

Kasparov observa a derrota de seu pupilo, Magnus Carlsen
- Kirsan Ilyumzhinov, atual presidente da FIDE, segue fazendo de tudo para parecer estranho. Na última entrevista concedida, já na Olimpíada, o candidato à reeleição declarou que o Xadrez veio do Espaço (provavelmente trazido à Terra por extraterrestres). A matéria foi publicada em um importante jornal britânico, o The Independent (leia a entrevista aqui).

- Apesar de bastante nervosa em suas partidas, a WFM Amanda Marques tem jogado bem e conseguiu atrair a atenção da GM Susan Polgar. A húngara, radicada nos Estados Unidos - que também é madrinha do GM André Diamant -, elogiou a enxadrista brasileira em seu blog (clique aqui para ler).

- Na Olimpíada, o pessoal costuma variar um pouco no figurino. Alguns exageram: Topalov, que sempre joga vestindo seus ternos característicos, abandonou-os por uma camiseta mais bizarra. Carlsen, por sua vez, esbanja um estilo ainda mais excêntrico. Por fim, Aronian adotou a camisa da celeste olímpica, a Seleção do Uruguai.

Aronian, Carlsen e Topalov: camisa do Ururguai, camisa de casco de tartaruga e camisa do Patrocinador?
- Falando em camisetas, Pablyto Robert contou, em seu Twitter, que encontrou uma jogadora estrangeira usando a do Brasileiro Juvenil 2008, em Guarapari (ES). Seria uma brasileira naturalizada competindo por outro país? Nada disso. Era uma amiga da enxadrista Líria Garcia, que exibia, orgulhosa, o presente que ganhou.

- Na legenda de uma foto do GM Veselin Topalov, o presidente da CBX Pablyto Robert havia escrito que o GM búlgaro procurou a delegação brasileira para perguntar de uma jogadora específica. Como a mesma não estava na Sibéria, o GM ficou frustrado. Estranhamente, a legenda foi trocada horas depois...

Atualização de 01/10: Pablyto explicou que a mudança na legenda da foto se deu ao fato de que seu búlgaro não é assim tão bem falado. Topalov, na verdade, havia perguntado sobre o time do Vasco.

- Vocês pensam que vida de jornalista é fácil? Nem na Olimpíada de Xadrez as coisas são simples. Na foto abaixo, o mais famoso comentarista da modalidade, Leontxo García, faz malabarismos para ter um bom registro fotográfico... (só achamos Leonxtro na foto graças à sua carequinha pablytica).

Ao fundo à esquerda, o jornalista Leontxo García fotografando
- O café da manhã na Olimpíada de Xadrez mantém um rating médio altíssimo. Krikor contou, na cobertura ao vivo da 4ª rodada que a Rádio Xadrez realizou, que o time brasileiro esbarrou com ninguém menos que os GMs Magnus Carlsen e John Hammer (número 2 da Noruega).

- Além de dar aulas, comentar ao vivo na Rádio Xadrez e cuidar do futuro campeão brasileiro Rodrigo Gabriel, o MI Rodrigo Disconzi ainda esbanja criatividade para escrever posts diários sobre o torneio. Quem se lembra de sua cobertura do Mundial por Equipes, em que ele fez analogias divertidíssimas em suas crônicas, vai gostar das "fotos legendas" com as quais o MI ataca agora.

- Parece que o GM Magnus Carlsen trocou seu famoso (e mágico) suco de laranja pela bebida universal: Coca-Cola. Falando em bebida, ainda estamos tentando descobrir o que é esse líquido estranho na mesa de alguns jogadores, como na do GM Peter Leko que, surprendentemente, não empatou uma partida na ocasião em que bebeu do recipiente.

Leko vence partida após tomar suco estranho. E Carlsen americanizou-se?

- O árbitro internacional brasileiro Mauro Amaral tem tuítado pouco e aparecido on-line no MSN menos ainda. Também pudera, o AI está trabalhando bastante e entre gigantes: já arbitrou Shirov, Caruana, Gelfand, Kamsky, Nakamura, Leinier, Lagrave e Sutovsky. Se não bastasse, fez uma ponta no vídeo da Europe Eches (assista aqui).

- A boa vitória do brasileiro GM Rafael Leitão, com pretas, diante do MI da Jordânia deixou alguns enxadristas preocupados, como mostra o flagrante abaixo:


GM Alexei Shirov preocupado com o possível confronto com o Brasil


- Do Twitter. Encontramos pouquíssimos brasileiros para conversar hoje, devido à Festa das Bermudas de ontem. Quem apareceu para comentá-la foi o GM Hikaru Nakamura, que postou: "Como sempre, mais uma noite de loucura para quem estava na Festa das Bermudas!" (veja aqui). Pelo visto foi bem animado.

- O polêmico norte-americano Nakamura também comentou, em seu Twitter, não estar gostando muito dos comentários que fizeram sobre suas partidas: "Se Shipov ou Golubev comentarem sobre os meus jogos, eu vou respeitar a opinião deles. Agora, amadores com Rybka ... eu não estou nem aí!" (veja aqui).

- Para encerrar, a Rádio Xadrez adota o maior estilo Kibe Loco e pergunta a vocês leitores: qual seria o melhor comentário para a foto abaixo?




a) O GM Alexandr Fier não tem 'fear' (medo) do frio
b) Faltou barbeador na Sibéria e o AI Pablyto Robert adotou o estilo Che Guevara na barbixa
c) Prevenido, G-Milos protege muito bem a careca inicial
d) Com esse quarteto, o Brasil vai passar o trator sobre os rivais (no caso, o quarto é o tanque de guerra)

Links Interessantes para acompanhar a Olimpíada

Site Oficial da Olimpíada
Álbum de fotos da Equipe Brasileira
Blog Oficial da Equipe Brasileira
Blog do GM Krikor
Reportagens e Fotos do ChessBase
Blog da Susan Polgar
Blog do MI Rodrigo Disconzi
Clube de Xadrez On-line
Federação Paulista de Xadrez (FPX)

Dicas

Leandro Salles escreveu nova coluna sobre a 'desconvocação' do GM Giovanni Vescovi:
Constelação Apagada

O enxadrista Bruno Morado pede para divulgar seu novo blog:
'Xadrez Opnião'

Enquete

Acabou nossa enquete sobre qual o melhor horário para uma transmissão ao vivo. Como venceu o período da manhã, apesar dos pesares (e do sono!), faremos novas transmissões dos jogos. Fiquem de olho e ouvido abertos e acompanhem com a gente:


Qual o melhor horário para uma transmissão ao vivo da Rádio Xadrez na Olimpíada?

Pela manhã 24 (50%)
Pela noite 17 (35%)
Aos fins-de-semana 7 (14%)
Total de Votos: 48

Enquete encerrada

Vídeos

GM Krikor Mekhitarian, GM André Diamant e IA Pablyto Robert comentam:



MF Álvaro Aranha, treinador da equipe feminina, analisa a rodada:



A cobertura da Olimpíada tem agitado bastante as coisas por aqui ultimamente, mas não percam nossa "programação diária" também. Abaixo, a última Rádio Xadrez com o MI Roberto Molina e os enxadristas Paulo Palozi e Cintia Leão:

Rádio Xadrez #23 (parte 1)
Rádio Xadrez #23 (parte 2)

5 comentários:

AI Pablyto Robert disse...

Tiago,

Explicações para as camisas dos Top GMs citados:

Topalov - é uma camisa da campanha do Danailov à Presidência da União Européia de Xadrez (seria a FIDE América deles);

Aronian - foi um presente de um armênio uruguaio, sendo que nas costas, onde vem o nome do jogador, está escrito "Levon" (primeiro nome do Aronian);

Carlsen - #$@#%$#¨#&#$$!@!!!!!! (sem explicação!)

O barbeador eu trouxe, só não tive vontade ainda de usar... hahahahahahahahha... Sobre a pergunta do Topalov, ele falou em Bulgaro e eu entendi errado, daí a correção da legenda... Depois ele veio me dizer que tinha perguntado como estava o Vasco no brasileirão deste ano e se o Romário ainda jogava (mais um GM vascaíno!).

Abraço!

AI Pablyto Robert

silvakov disse...

Eu vi em outro site (chessbase ou chessvibes) que a camiseta do Topalov faz alusão à campanha do seu manager, Danailov, à presidência da ECU (European Chess Union);
Legenda infame pra última foto: Armada brasileira (ficaria ainda mais infame se fosse a seleção feminina...)
Vale notar que Fier não sente frio devido a uma mistura entre a misteriosa bebida contida na garrafa de sua mão esquerda e o grande sono denunciado por seus olhos fechados...

Rodrigo Disconzi disse...

Desde que o Fier encontrou na Argentina a bebida isotônica FIERCE , ele a leva para toda parte....

Unknown disse...

Muito boa as Curtinhas humorísticas da Olimpíada!
Bem estilo rádio xadrez.. haha :)

AI Pablyto Robert disse...

Tirando a foto em que eu apareço, sim, as demais fui eu quem cliquei... A do tanque foi a Tânia quem apertou o botão da máquina... eehehhehehehehehehe... O Fier estava tomando um Nestea de morango ou algo assim, comprou durante nossa caminhada.

O Carlsen aparentemente leu o comentário do Tiago sobre a camisa e a bebida. Ontem levou o tradicional suco de laranja e vestiu uma camisa da campanha norueguesa para sediar a olimpíada de 2014 em Thromson. Mas, para não deixar de ser bizarro, inventou uma asneira na abertura contra o Adams e foi massacrado...

Lances Finos