quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

TdO 2012: A melhor partida é...

Hoje anunciamos mais um resultado no 1º Prêmio Tabuleiro de Ouro 2012. Conheçam abaixo o campeão da categoria "Melhor Partida de Xadrez". Para este caso, o prêmio será entregue ao enxadrista que venceu a partida.

Sem mais delongas, segundo avaliação dos nossos jurados, a melhor partida de xadrez disputada em um torneio no Brasil ou por brasileiros foi:

GM Alexandre Fier 1-0 GM Henrique Mecking
Jogos Abertos do Interior, Bauru-SP


Leia abaixo como os jurados votaram para decidir este vencedor. Três deles (Krikor Mekhitarian, Albert Silver e Leandro Salles) também incluíram um comentário sobre suas escolhas. Nós reproduzimos os comentários no final deste post:

GM Alexandre Fier 1-0 GM Henrique Mecking - 5 votos
(Rafael Leitão, Vanessa Feliciano, Álvaro Aranha, Ari Maia e Marius van Riemsdijk)

GM Rafael Leitão 1-0 GM Manuel Hoyos - 3 votos
(Amanda Marques, Ricardo Lísias e Leandro Salles)

GM José Cubas 1-0 GM Felipe el Debs - 1 voto
(Krikor Mekhitarian)

Sem indicação - 1 voto
(Albert Silver)

Primeiro, publicamos a justificativa de Albert Silver para não votar em nenhum dos jogos candidatos:

"A melhor partida que vi em um evento brasileiro foi a vitória espetacular do GM Andrés Rodriguez sobre GM Giovanni Vescovi, na Festa da Uva 2012 [a partida pode ser vista neste link]. Linda, inspirada e ganhou elogios da GM Judit Polgár enquanto rolava".

Como a partida citada por Albert não foi apontada por nenhum leitor como candidata, não constava na lista de indicados e não foi votada.

Agora segue o comentário de Krikor Mekhitarian:

"Esse foi o voto mais difícil de todos - Fiquei na dúvida entre Cubas-El Debs, Fier-Mequinho e Yago-Cubas, cada uma pelo seu mérito.

A primeira eu gostei pela maneira bastante atípica que o branco montou um ataque na ala do rei, e principalmente do 23.b3!! que deixa a Dama preta fora de jogo quando as confusões começarem - e não era simples de imaginar o triplo sacrifício (Cxg7!, Cg6+! e Txe6!). As pretas tinham defesa para sobreviver, mas na prática era bem difícil.

A segunda merece destaque pela compensação que as brancas conseguem mesmo sem damas e aparentemente sem ameaças diretas. 23.Tfe1! é o lance mais bonito, que cria ameaças ao rei, apesar das duas peças brancas em e2 e e4. Gostei dessa pelos contínuos problemas práticos que foram colocados para as pretas resolverem, estratégia que deu certo.

E por fim, a vitória do Yago, que mostrou condução precisa do começo ao fim, contestando a rápida decisão das negras de fechar o centro com 8...c4 . Das três, acredito ter essa sido a mais exata, pois a meu ver o preto não teve nenhuma chance de sair da inferioridade posicional clara, e o belo arremate (32.Dg5! e 33.Cg8!) foi consequência de uma posição já ganha.

Por fim, decidi por escolher Cubas-El Debs, que não foi a mais exata, mas teve muitas qualidades, como já citado acima. Apesar dos belos sacrifícios, o lance que mais gostei foi de fato 23.b3!! - que é o tipo de lance preparatório muito difícil de se fazer, pois todos nós temos uma ansiedade para sacrificar e tentar arrematar, quando encontramos uma ideia. Nessa afobação, deixar algum contra-jogo pode ser decisivo para que o ataque não dê certo (no caso, esse lance foi essencial para evitar Dxb2! que poderia criar temas de mate ao rei branco)."

Por fim, publicamos o comentário que Leandro Salles enviou:

"Rafael Leitão 1-0 Manuel Leon Hoyos - dois sacrifícios em um só ataque para coroar uma partida tecnicamente correta e uma excelente Olimpíada. Leitão foi o único brasileiro a ganhar rating na competição, mesmo jogando no primeiro tabuleiro. Vale a menção honrosa à partida Rodrigues-Santos, pelas lutas e reviravoltas e à partida Cubas-Proudian, onde Cubas teve vantagem durante boa parte da partida, mas Armen aproveitou muito bem a chance de reverter o jogo".

***

A Rádio Xadrez dá os parabéns ao GM Alexandr Fier por ter vencido o 1º Prêmio Tabuleiro de Ouro 2012 na categoria "Melhor Partida de Xadrez"! Pedimos ao vencedor que nos envie um e-mail com o endereço em que quer receber o prêmio. Nosso e-mail é radioxadrez@gmail.com

Amanhã conheceremos um(a) novo(a) vencedor(a)!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu gostaria de esclarecer que pra mim a melhor partida na verdade foi El Debs-Vachier Gibraltar 2012 mas como não constava nas candidatas votei na do Fier que pra mim foi a segunda melhor
Álvaro Aranha

Lances Finos