quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

RX28: Retrospectiva 2011


Em clima de fim de um ano e começo de um novo, a Rádio Xadrez e o site Vida em Miniatura trazem para vocês, ouvintes e leitores, um programa especial de Retrospectiva 2011.

Com participação dos GMs Rafael Leitão, Giovanni Vescovi, Henrique Mecking e Gilberto Milos Jr., além das WFMs Vanessa Feliciano e Amanda Marques, os apresentadores Tiago Santos e Leandro Salles fazem um balanço do que de melhor aconteceu no xadrez brasileiro e internacional em 2011 e apontam as perspectivas para o próximo ano, com novidades e informações em primeira mão!

Baixem, escutem e tenham todos um feliz 2012!



Confiram os principais assuntos que rolaram nesta edição:


Rádio Xadrez #28 - Retrospectiva 2011

Gravação: 28/12/2011

Duração: 01h09min52seg
Apresentação: Tiago Santos
Comentários: Leandro Salles
Convidados: GM Rafael Leitão, GM Giovanni Vescovi, GM Henrique Mecking, GM Gilberto Milos Jr., WFM Vanessa Feliciano e WFM Amanda Marques
Participação ao vivo dos ouvintes: Arthur Olinto (PB) e Selma Melo (GO)

Início - 1º bloco

Mensagem surpresa de Vescovi, Milos e Vanessa Feliciano
- Abertura por Tiago Santos e Leandro Salles
- Bastidores da entrevista com Judit Polgár
- Ouvinte de João Pessoa - Paraíba
- Memorial Bobby Fischer
- Ouvinte de Goiânia - Goiás
- Mundial da Juventude no Brasil

2º bloco

- Campeonato Brasileiro 2011
- Rafael Leitão analisa o ano
- Desempenho de El Debs, Matsuura e Milos
- Mequinho promete voltar a top #3 em 2012
- Mequinho diz que está jogando para 2700
- Mequinho responde se jogará Olimpíada

3º bloco

- Ouvinte de São Paulo-SP
- Amanda Marques comenta o ano
- Grand Slam de Xadrez
- Coquetel das estrelas no Hotel Meliá
- Pré-Olímpico Feminino 2011/2012
- Vestibular da Fuvest

4º e último bloco

- Kasparov no Brasil
- A caneta mágica
- Um convite a Joaquim de Deus
- Festa da Uva 2012
- Vescovi, Feliciano, Leitão, Milos e Mecking desejam um Feliz 2012 ao xadrez brasileiro!

8 comentários:

Anônimo disse...

OBA!

ATE QUE ENFIM.
SAIU A RADIO XADREZ.

JA TO OUVINDO E BAIXANDO AQUI.
MAIS UM PRA COLEÇAO DO ARQUIVO RADIO XADREZ.

VLW
TIAGO DAS GERAIS

Danielle Sena disse...

Tudo o que tem a ver com xadrez me fascina... literatura, filmes... e a iniciativa de ter uma radio falando só de xadrez foi uma ideia brilhante...
Sempre acompanho as entrevistas, os comentarios, as enquetes, as publicações no site e acredito que a radio ainda tem muito que crescer, mas que está no caminho certo.
Como dica para 2012 eu incluo uma presença feminina fixa, quadros novos, radios lançadas em um determinado tempo fixo tambem, pra nao acharmos que "vcs pararam de faze-la", porque confesso que achei que nao teria mais.
Acho que algumas radios seguindo datas festivas tambem é interessante, como por exemplo, no dia das maes uma radio que expressasse a visão delas no mundo dos torneios seria ótimo...

Bom, ideias temos... ao longo do tempo compartilho com vc algumas

beijos.

Tads disse...

Oi, pessoal! Estou fora de SP e não consigo postar agora, mas estas ideias da Danielle são ótimas. Proponho criar uma enquete para os leitores: quem poderia ser a participante fixa feminina da Rádio Xadrez em 2012? Deixem suas sugestões! Abraços!

Anônimo disse...

Considero interessante uma matéria, enquete ou outros meios de vinculação para abordar sobre as Etapas do Pré Olímpico Feminino.
2012 começou e logo deverá haver outras especulações sobre o tema. Muitas meninas têm muitas ideias interessantes que inclusive já discutimos entre nós (torneios, emails), contudo não há uma publicação sobre isso para, principalmente os organizadores saberem e poderem observar as opiniões.
A maioria sendo participativa haverá um consenso sobre o que será melhor em 2012 do que 2011 para as Etapas.
Proponho que a Rádio Xadrez abra um espaço para essa discussão. :) Quem sabe começar com quantas Etapas fazer, em quais regiões do Brasil distribuir... Demais fica com as demais meninas!

Abraço e grande sucesso em 2012!

Ana Vitória Rothebarth

Tads disse...

Oi Ana: a Rádio Xadrez sempre abrirá espaço para este tipo de discussão saudável e benéfica. Inclusive, ela pode começar aqui mesmo nos comentários e, à medida que aumentar a adesão, podemos transpô-la para outro local. O que acha? Fiquem à vontade para comentar e discutir o melhor para o xadrez feminino 2012! Abraços.

Lucas disse...

Olá Tiago,
Muito legal o programa de fim de ano. Parabéns!

Você poderia tentar colocar algumas seções fixas no site pra não ficar tão parado, sempre entro na expectativa de novidades..rs

Poderia ter um resumo periódico do que está rolando no xadrez brasileiro e o que está por vir..

Abraço!

Anônimo disse...

Xadrez feminino eis a questão!

bom, na verdade quem procura jogos do xadrez feminino? Sendo que elas mesmas procuram nos jogos masculino?

A referencia do aprimoramento do xadrez feminino é o xadrez masculino!

Eu mesmo confesso que para o meu xadrez capivaresco, digo referencias, procuro nalguns dos melhores jogadores. Ate hoje deixo de lado o xadrez feminino. E acrescento, isso nao é preconceito, nem maxismo, nada disso. É questao de referencia. Elas tambem pegam essas caracteristicas dos grandes jogadores da historia e dos atuais tambem.

Para ter xadrez feminino, tem que ter meninas e mais meninas para jogar. Nao acho que falta espaço para elas nao. Na verdade faltam é elas nos torneios. E afinal de contas, elas acabam jogando com os meninos tambem.

Tads disse...

Caros, mesmo que vocês comentem na opção "anônimo", é possível se identificar assinando com seu nome/cidade de origem no final da mensagem. Isso ajuda bastante na hora de aprovar comentários e respondê-los. Abraço!

Lances Finos