sábado, 24 de abril de 2010

Pré-Olímpico: após 3ª rodada, 'nova geração' toma a ponta


Apesar dos primeiros lugares no ranking feminino brasileiro da FIDE serem, há algum tempo, de jogadoras da dita nova geração (nascidas a partir de 1990), havia uma expectativa de que enxadristas mais experientes fossem manter o histórico de ocupar as vagas da equipe olímpica brasileira neste Torneio Pré-Olímpico. Após as três primeiras rodadas e quase a metade da disputa encerrada, não é o que tem acontecido.

Das quatro primeiras colocadas até aqui, três jogadoras representam esta nova geração (WMF Juliana Terao, WMF Amanda Marques e Daphne Jardim), - o que aponta para uma consolidação desta mudança no xadrez feminino. E mesmo que ainda faltem quatro rodadas para a definição, a velha geração tem poucas representantes próximas de ocupar o lugar das mais jovens (WMI Regina Ribeiro, WMF Paula Delai e WMF Suzana Chang estão próximas, mas Regina e Paula jogam entre si na 4ª rodada, o que deve diminuir as chances de uma delas), já que as irmãs Joara e Jussara Chaves começaram mal e dificilmente conseguirão recuperar-se.

Na rodada de ontem à noite, Juliana, Amanda e Daphne venceram Natalia, Regina e Suzana, respectivamente, passando a liderar o torneio, enquanto Paula Delai seguiu sua recuperação ao derrotar Fernanda Rodrigues. Dos 53 jogos disputados até aqui, apenas seis terminaram em empate, mostrando uma combatividade exemplar.

Hoje, às 13h30, jogam nas primeiras mesas:

4ª rodada, 24/03, 13h30
(O emparceiramento completo está aqui).

1 WMF Amanda Marques     [3] : [3]       WMF Juliana Terao
2 Vanessa Gazola                [2.5] : [3]       Daphne Jardim
3 WMI Regina Ribeiro            [2] : [2.5]   WMF Paula Delai
4 Ana Paula Oliveira                [2] : [2]       Lauriê Tournier
5 WMF Suzana Chang             [2] : [2]      Vitoria Ramillo


No Bolão do Pré-Olímpico, dos 56 apostadores, seis deles lideram com 4 acertos por enquanto. Mas a situação ainda é uma incógnita. No próximo post, publicaremos uma parcial das jogadores mais apostadas.

Ouça a participação da líder do torneio, Juliana Terao, na Rádio Xadrez com o GM Gilberto Milos.

[Por Tiago A Santos (@tasantos)]

Nenhum comentário:

Lances Finos