quarta-feira, 27 de agosto de 2014

As melhores miniaturas do xadrez moderno

Flávio Doro em lançamento do seu 2º livro
Todo enxadrista que tenha arriscado sua carreira — ou, pelo menos, sua vergonha-na-cara — para jogar alguma abertura que desconhecia, já sofreu uma das talvez mais traumáticas derrotas que se pode ter numa competição: as miniaturas.

Mesmo que as desculpas sejam variadas (“Caiu numa cilada”, “Não conhecia aquela variante”, “Entrou em uma posição teórica inferior” etc.), a consequência é única: a derrota rápida em um jogo que, pelo menos na autoavaliação, parecia bastante promissor.

Miniaturas são traumatizantes para quem as leva e, por outro lado, se parecem com um manjar raro e delicioso para quem as aplicam, por isso elas têm relevância significativa na trajetória enxadrística dos ditos experts de torneios.

E como o tema superabunda a prática magistral, Flávio Doro (autor de Onde Mora o Perigo: 150 exercícios para prevenir surpresas táticas, Editora Ciência Moderna, 2006) debruçou-se sobre a questão até encontrar 222 belas miniaturas em partidas modernas e listá-las, de forma comentada, em seu novo livro, "A abertura na prática".

Ao percorrer o estudo, que levou quase 6 anos para ficar pronto e foi impresso em edição do próprio autor (um abnegado em prol da teoria do esporte), os leitores encontrarão não só prazerosas partidas que terminaram antes do 20º lance como, também, percorrerão todo o mapa das principais aberturas de hoje e, como mérito, aprenderão a jogá-las, evitando de cair nas suas ciladas.

A abertura na prática: 222 belas miniaturas comentadas traz mais do talento de Doro para analisar partidas e explicar difíceis conceitos que ficam parecendo simples em suas palavras. A obra revela-se o mais completo e estimulante manual de aberturas produzido até hoje. 

Para quem já conhecia o autor pelo seu primeiro livro, este lançamento contém as mesmas qualidades de estudioso e disciplinado teórico das aberturas que Flávio possui, somadas à maturidade e reflexão objetiva que ele adquiriu em sua primeira obra.

Ou seja, uma leitura prazerosa para quem quer conhecer esses "pequenos" grandes jogos e um guia completo para quem quer estudar o complexo leque de aberturas modernas, mas não dispõe de tempo suficiente para analisá-las a fundo.

A abertura na prática, 222 belas miniaturas comentadas
Lançamento Agosto de 2014
Edição do Autor
Para comprar, entre em contato com Flávio P. Doro pelo Facebook

Nenhum comentário:

Lances Finos