domingo, 10 de novembro de 2013

Brasil é o 4º país onde mais cresce número de enxadristas

Mapa mostra quantidade de Grandes Mestres por país no mundo
Levantamento do polonês MF Michael Paterek, publicado no ChessBase em 5 de novembro, mostra que o Brasil é o 4º país onde mais aumentou o número de enxadristas com rating FIDE.

Em 1º lugar está a Índia, seguida por Itália e Grécia. As estatísticas são baseadas nos anos de 2008 a 2012.

As duas primeiras nações têm claramente fortes ícones no cenário mundial para inspirar novos seguidores da modalidade, o campeão mundial GM Viswanathan Anand e o prodigioso GM Fabiano Caruana, respectivamente. Já a Grécia, por sua vez, conta com um consistente incentivo para desenvolvimento do xadrez no país.

Qual seria a explicação para o aumento de filiados no Brasil? Parece não haver um motivo claro e único. Apesar do surgimento de novos talentos, como os GMs Krikor Mekhitarian, Alexandr Fier, André Diamant, entre outros, o País não produziu nenhum novo “Mequinho” nesse período.

Também não há programas de incentivo estruturados e constantes, como o dos gregos. O aumento do interesse pela modalidade aqui deve ser explicado, provavelmente, por iniciativas pontuais de divulgação do esporte, como a realização de fortes torneios internacionais (Grand Slam e Festa da Uva) e IRTs para obtenção de ELO.

Em 2008, o Brasil tinha 1.041 jogadores rateados internacionalmente. Este número pulou para 1.885 em 2012, o que representa apenas 1,4% do total do planeta, mas um crescimento de 81%. No mundo, o número de enxadristas listados pela FIDE cresceu de 87.741 (2008) para 133.549 (2012), um aumento de 52%.

Em sua opinião, o que favoreceu este aumento de enxadristas FIDE no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!

* Colaboração de Leonardo Scardini 

Um comentário:

ep disse...

Pelo menos aqui no sul, percebe-se que torneios válidos pela FIDE se tornaram mais frequentes.

Lances Finos