sábado, 8 de setembro de 2012

Revanche, vilões e famosos no match EUA x Rússia

Nakamura caminha de um lado a outro durante partida
O vídeo abaixo, publicado no site Chess Vibes, mostra alguns momentos de tensão no dramático match entre Rússia e Estados Unidos, pela 9ª rodada da 40ª Olimpíada de Xadrez, em Istambul, na Turquia.

É possível ver o GM Garry Kasparov e o GM Evgeny Bareev na torcida pelos russos.

O norte-americano GM Hikaru Nakamura derrotou o russo GM Vladimir Kramnik no 1º tabuleiro, em uma partida empolgante, em que ele promove um Cavalo!

Após a partida, Nakamura foi convocado para fazer o exame anti-doping e estranhou que nem seu adversário nem o resto do time norte-americano foram chamados. O japonês americanizado jogou mesmo como um robô!

Revanche

Na Olimpíada passada, em 2010, os americanos perderam por 3-1 para a Rússia, logo na 4ª rodada. Kramnik e Nakamura empataram naquela ocasião. Dessa vez, Nakamura queria revanche e estava motivado para o confronto. Antes da partida, o polêmico norte-americano publicou em seu twitter"O dia do ajuste de contas finalmente chegou. Hora de dar tudo e jogar nosso melhor contra os vilões russos. Vamos EUA!".

Leontxo e Kasparov analisam match Foto: Arman Karakhanyan
Antes disso, no 2º tabuleiro, o norte-americano GM Gata Kamsky (de boné e regata) venceu o russo GM Alexander Grischuk, após este errar incrivelmente em um final de Torre e Bispo contra Torre empatado.

Kasparov, sempre ácido em seus comentários, chegou a dizer que o final de Grischuk era "fácil demais de empatar".

Com o mesmo terno que esbanjou em sua última visita ao Brasil, Kasparov aparece no vídeo balançando a cabeça negativamente ao olhar a posição dos colegas.

Duras regras

O rápido empate no 3º tabuleiro, entre o GM Alexandre Onischuk (EUA) e o GM Sergey Karjakin (RUS), não impediu Onischuk de assistir aos outros confrontos em andamento no match, o que contraria o regulamento da competição, que diz "nenhum jogador pode permanecer no local de jogos após terminar sua partida".

A bem da verdade, isso mostra, de certa forma, que algumas regras são tão duras tanto lá quanto nas competições daqui - e não deveriam existir.

Com a vitória russa no 4º tabuleiro, entre o GM Dmitry Jakovenko (RUS) e o jovem GM Ray Robson (EUA), de 18 anos, os Estados Unidos venceram o match por 2,5 a 1,5 e se igualaram aos russos na ocasião. 

Na moderna Guerra Fria dos tabuleiros (embora de "fria" só mesmo a reação de Nakamura ao cumprimento de Kamsky, primeiro a saudá-lo pela vitória), os americanos levaram vantagem. Amanhã, 9 de setembro, a partir das 5h da manhã (horário de Brasília), os líderes Rússia, Estados Unidos, China e Armênia disputam a medalha de ouro na 11ª e última rodada.  

PS: A dica do vídeo é do ouvinte Rafael Carvalho.

Nenhum comentário:

Lances Finos