segunda-feira, 2 de julho de 2012

Talentos sul-americanos disputam Pan no Brasil


CXSP recebe futuro do xadrez sul-americano
ELES SÃO O FUTURO do xadrez na América Latina e ficarão no Brasil até a próxima quarta-feira (4 de julho).

De onze países diferentes, 77 enxadristas (54 homens e 23 mulheres), jovens promessas em seus países, jogam entre si pela glória máxima das categorias absoluta e feminina do Campeonato Pan-americano de Xadrez Sub-20, em São Paulo-SP.

Cuba, Paraguai, Peru, Bolívia, Equador, Paraguai, Argentina, Venezuela, Chile, Brasil e até Aruba (uma ilha ao sul do Caribe) enviaram seus representantes para a competição, que é organizada pela Confederação Brasileirade Xadrez (CBX), desde o último 29 de junho, nas dependências do lendário Clube de Xadrez de São Paulo – local em que já pisaram os campeões mundiais Alekhine, Capablanca e Karpov.

Do Brasil, o MI Evandro Barbosa (2401-ELO) e o MF Yago Santiago (2347-ELO) são os principais nomes na luta pelo título. O paulista Mateus Nakajo (2223-ELO) é o terceiro melhor brasileiro na disputa. Lidera o boliviano MF Jose Daniel Gemy (2345-ELO). Ao campeão, vale uma norma de Grande Mestre.

Na categoria feminina, as brasileiras melhores colocadas são a cuiabana Ana Vitória Rothebarth, a WFM Amanda Marques e a santista Artemis Pamela Guimaraes. Nenhuma delas, até então, conseguiu parar a colombiana WIM Paula Rodriguez Rueda (2208-ELO), que tem incríveis 100% de aproveitamento, nas sete rodadas disputadas.

A cubana WFM Flávia Cancio-Bello (2190-ELO), número 2 do torneio por força de rating, não começou bem, mas mantém-se na luta, correndo por fora junto com a chilena Valentina Jorquera. A surpresa no pelotão da frente é a venezuelana Oriana Isabel Aponte, de 15 anos.

Ao final da 5ª rodada, disputada no domingo ao mesmo tempo em que a Espanha goleava a Itália por 4 a 0 na Final da Copa da Uefa, já haviam visitado o local os GMs Giovanni Vescovi, Felipe El Debs e Everaldo Matsuura, além de outros MIs e MFs nacionais. 

O site do IA Mauro Amaral faz a cobertura da prova em tempo real, com resultados e partidas ao vivo, além da transmissão em vídeo das mesas 1 e 2. Vale acompanhar em www.xadreztotal.com.br

Nenhum comentário:

Lances Finos