Match contra irlandeses terminou em 2 a 2 Foto: ICU |
Ao contrário da maioria das simultâneas, em que o jogador mais forte enfrenta apenas aficionados pelo jogo, Topalov enfrentará amanhã a seleção principal irlandesa, formada pelo GM Alexander Baburin (2535-ELO, também editor do Chess Today, que divulgou a notícia), pelo MI Sam Collins (2416-ELO), pelo MI Alex Lopez (2414-ELO) e pelo MI Mark Quinn (2398-ELO).
A presença do público é limitada a convidados, mas as partidas poderão ser acompanhadas no site www.icu.ie/, que transmitirá também comentários ao vivo. Cada jogador terá duas horas para completar a partida (nocaute), ou seja, o ex-campeão mundial terá uma média de 30 minutos em cada tabuleiro.
Atualização de 03/10, às 21h13:
O GM Alexander Baburin venceu Veselin Topalov na simultânea hoje à tarde. O match terminou em 2 a 2.
Topalov empatou com os MIs Sam Collins e Alex Lopez, derrotando o também MI Mark Quinn para igualar o marcador contra os irlandeses.
As partidas estarão disponíveis no http://2seeitlive.co.uk/icu/tfd.htm
O retorno
Veselin e sua esposa Christina Topalov, da Espanha |
Topalov volta à ativa após ter se afastado dos torneios de elite desde que perdeu o título mundial para o indiano GM Viswanathan Anand, em julho de 2010.
Ele casou-se novamente alguns meses depois e, segundo seu agente Silvo Danailov havia declarado em uma entrevista ao Chessdom, "não estava motivado para jogar torneios de xadrez, por estar curtindo seu novo casamento".
Ele casou-se novamente alguns meses depois e, segundo seu agente Silvo Danailov havia declarado em uma entrevista ao Chessdom, "não estava motivado para jogar torneios de xadrez, por estar curtindo seu novo casamento".
Ele voltou a aparecer em novembro de 2010, quando perdeu de forma arrasadora um match de partidas rápidas para a húngara GM Judit Polgár, no México. Reapareceu em julho de 2011, em uma tentativa de reaver a oportunidade de enfrentar Anand em uma revanche pelo título mundial, mas foi derrotado pelo norte-americano GM Gata Kamsky e saiu da briga.
Frustrado, ele se manteve de fora das competições oficiais e só está retornando agora. Parece que o tempo de férias passou e ele vem aí com bastante gás. A ver!
Leia também
Não é nada atual, mas em pesquisa sobre Topalov para escrever este post, encontrei uma entrevista do búlgaro para a Revista Playboy da Bulgária. Vale conferir:
As famosas 20 perguntas de Playboy (edição Búlgara) para Veselin Topalov
Nenhum comentário:
Postar um comentário