domingo, 26 de junho de 2011

Mineiro Evandro Barbosa conquista título de MI

Vanessa Feliciano ganha o Feminino e também leva título de WMI

Melhor MF no Zonal 2.4, Evandro garante título de MI
A manhã deste domingo, 26 de junho, ficará guardada com carinho na carreira do jovem mineiro Evandro Barbosa, 18 anos. Com uma campanha invicta no Zonal 2.4 da FIDE, disputado em Araruama, Rio de Janeiro, de 18 a 26 de junho, o então MF de São Sebastião do Paraíso (MG) conquistou em definitivo o título de Mestre Internacional.

Para a conquista, o último entrevistado da Rádio Xadrez (clique para ouvir) teve de enfrentar todos os cinco GMs presentes na competição. E a estrela mineira saiu-se invicta deste “corredor polonês”: derrotou Oswaldo Zambrana (BOL) e Felipe el Debs e empatou com Alexandr Fier, Everaldo Matsuura e Emilio Cordova (PER).

Após 9 rodadas, Evandro somou 6.5 pontos e terminou em 2º lugar, empatado com o MI Diego Berardino, do Rio de Janeiro. No match de desempate de quatro partidas rápidas, valendo a vaga para a Copa do Mundo, Berardino venceu por 3 a 1.

De acordo com o regulamento do Zonal, o melhor jogador (não GM nem MI) entre os que fizerem 66% dos pontos, independente de contra quem jogar, garante, automaticamente, o título de MI. Com o empate de hoje frente ao GM Cordova, Evandro atingiu 72% dos pontos.

Mais uma WMI brasileira

No torneio feminino, é concedido o título de WMI para a campeã do Zonal. As brasileiras Juliana Terao e Vanessa Feliciano terminaram igualadas com a peruana WFM Ingrid Aliaga Fernandez, todas com 8.5 pontos. As três disputaram o desempate e a vaga para a Copa do Mundo ficou com Juliana.

Com o resultado no torneio, Vanessa e a peruana - segundo informou Pablyto Robert, presidente da CBX - garantiram o título de WMI [Juliana Terao já possui o título, como você pode ler aqui].

A Rádio Xadrez divide com os enxadristas brasileiros a alegria pela conquista de Evandro e Vanessa, dois grandes talentos do nosso esporte. E desejamos ótima sorte a Diego e Juliana, nossos representantes na Copa do Mundo [junto com o GM Alexandr Fier].

Parabéns a todos!

Nenhum comentário:

Lances Finos