domingo, 3 de outubro de 2010

11ª e última rodada da Olimpíada de Xadrez!


Olá, amigos!

A Rádio Xadrez não podia deixar de comentar, ao vivo, a última rodada da Olímpiada de Xadrez, iniciada hoje (03/10), às 2h da manhã - horário de Brasília.

Contudo, devido ao horário e a impossibilidades técnicas, estamos sem aúdio e sem convidados. Eu (Tiago Santos) farei comentários no formato de texto aqui no blog e, quem quiser interagir, fique à vontade nos comentários do post ou na sala de chat!

Participem do chat e comentem a última rodada da Olimpíada de Xadrez!

11ª e útlima rodada

GM Alexander Beliavsky 1/2-1/2 GM Rafael Leitão
GM Gilberto Milos 0-1 GM Luka Lenic
GM Dusko Pavasovic 0-1 GM Alexandr Fier
GM André Diamant 1-0 MI Matej Sebenik

WFM Juliana Terao 1/2-1/2 WFM Cherade Camacho
WFM Shercila Cua 1-0 WFM Amanda Marques
Vanessa Gazola 1/2-1/2 Rulp Jose
Ana Paula Oliveira 1/2-1/2 Jedara Docena

Curtinhas e Comentários da Olimpíada 
(por Tiago Santos)

02:00 a.m - Começou a última rodada da Olimpíada! Vamos torcer para que as equipes brasileiras, no masculino e no feminino, saiam com uma boa vitória hoje e conquistem uma ótima posição no ranking para nosso País!

02:05 a.m - O masculino enfrenta a Eslôvenia, partindo com tudo e mantendo os titulares Leitão, Milos e Fier mais o 'tecnicamente' reserva André Diamant. Acho que a opção foi boa: André está batendo um bolão e ainda pode faturar medalha por melhor 5º tabuleiro!


02:10 a.m - Já o time feminino fez uma troca: A 'teoricamente' titular Jaqueline Correa cedeu lugar à Ana Paula de Oliveira. Alguém sabe o motivo? O que a torcida canarinha achou da substituição?

02: 15 a.m - Seja qual for o time, a torcida é grande! A Ana está fazendo uma ótima Olimpíada e nos representa muito bem. Aliás, todos eles: dessa vez parece que não faltou empenho e, independente do resultado, pessoal no Brasil ficou muito orgulhoso com nossos enxadristas. #Vai Brasil!

02:20 a.m - Apesar do horário, 18 pessoas on-line comentando no chat da Rádio Xadrez! Entre eles, personalidades do cenário enxadrístico brasileiro como Tiago Bini, Leonardo Vivaldo, Maraani Diamant, Danielle Sena, Luciano Justi e outros tantos! ;-)

02:25 a.m - Não dá mais pra participar, agora é só ficar na torcida! Confira aqui as apostas do Bolão da Olimpíada de Xadrez!

02:30 a.m - Aos jogos, pessoal: Leitão, de pretas, contra o lendário Beliavsky, na mesa 1. O brasileiro jogou uma abertura 'irregular' (A09), caindo numa posição de peão-dama com defesa índia. Leitão manobrou seu Cavalo do Rei por h6 (pouco convencional) até f5. Lance 13, parece bem equilibrado, "a olhos nus". :-)


02:35 a.m - Dica de leitura: o adversário de Leitão é autor do livro "A intuição no xadrez". Recomendo bastante para todos que admiram o jogo e o consideram mais que um esporte!

02:40 a.m - Mesa 2: Milos enfrentando o jovem Lenic. Segundo opinião de alguns GMs brasileiros com quem já conversei, Milos é o brasileiro que melhor conhece a Abertura Ruy Lopez (Espanhola), a qual ele está utlizando hoje! Posição aberta, cheia de possibilidades, no lance 15 agora.

02:45 a.m - Mesa 3, lance 15. Fier, com pretas, jogou a agressiva Siciliana e já está um pouco melhor desenvolvido, fazendo pressão no relógio contra o eslovênio! Se bem conheço o GM brasileiro, Fier está louco para pontuar nesta partida e salvar, assim, uma campanha um pouco abaixo das expectativas. Pra cima, deles!

02:50 a.m - O povo está animado no chat! Entrem e participem também.

02:55 a.m - Agora, o pessoal está discutindo "qual a melhor equipe olímpica de todos os tempos". Tanto do Brasil quanto do mundo. Tahl, Botvinik são alguns nomes e, pra surpresa de alguns, MI Eduardo Limp também apareceu na lista!


03:00 a.m - Mesa 4 do masculino: GM André Diamant tem 5.5 em 7 jogos e chances de pegar uma medalha de melhor 5º tabuleiro.  Hoje, enfrentando um MI.


03:05 a.m - André encarou uma Defesa Francesa e utilizou o Ataque Índio do Rei (bispo branco em fianchetto). Posição equilibrada, cheia de possibilidades, agora no lance 15. Boto fé no Diamant! :)


03:10 a.m - Fofíssimo: na torcida, Isaac, 2 anos (filho do Diamant),  fica repetindo as palavras "papai" e "peão", segundo informou Maraani no chat! :-)


03:15 a.m - Vamos ao Feminino agora: na mesa 1, nossa incansável nipo-brasileira Juliana Terao (jogou todas as 11 rodadas!) enfrenta uma WFM filipina. Usou sua conhecida Alapin contra a Siciliana e vai conduzindo uma boa posição. Lance 18.

03:20 a.m - A WFM Amanda Marques, de pretas na mesa 2, jogando uma Defesa Nimzoíndia ou Índia da Dama (a confirmar). Segundo comentários de conhecidos dela, ela está variando o repertório! Lance 18, posição confusa. Vamos torcer!

03:25 a.m - Lance 18 também na mesa 3, de Vanessa Gazola. As meninas, claramente, jogam a abertura com mais cautela que os homens, que estão bem avançados nas partidas. Mulheres têm feeling  e noção de perigo mais apurados, né?

03:30 a.m -  16º movimento, Ana Paula abriu bem com uma Siciliana Dragão. Conseguiu tudo que pretendia da abertura, contra-atacou no centro, já liberou com ...d5. Está em um jogo ativo e com peças pra cima, quem sabe consegue transformar isso tudo em ataque!

03:35 a.m - A Rádio Xadrez comentou ao vivo (em áudio) as rodadas: 1, 4, 5, 7, 8 e 10! Ouçam todas elas aqui.

03:40 a.m - Perdeu o balanço da primeira parte da Olimpíada com informações extras de bastidores levantadas pela reportagem da Rádio Xadrez? Estão aqui, só clicar!

03:45 a.m - E falamos tanto de Olimpíada que às vezes o pessoal esquece da "programação normal". A Rádio Xadrez #23 com o MI Roberto Molina, vocês já ouviram? Baixem aqui.

03:50 a.m - Já se foram 1h50 desde o início e todos os oito tabuleiros dos brazucas seguem indefinidos, com pequenas vantagens aqui ou ali. No geral, Ivanchuk (Ucrânia) já empatou com Gelfand (Israel).

03:55 a.m - Torcida animada no chat. Enxadristas inspirados na Olimpíada. E não podemos nos esquecer que ainda temos o AI Mauro Amaral arbitrando, Pablyto Robert e Darcy Lima torcendo e Krikor e Jaqueline (reservas) roendo unhas!

04:00 a.m - Falando em arbitragem, rolou uma pesquisa informal entre os árbitros da Olimpíada (que ficam em um hotel separado dos jogadores) sobre qual seria o enxadrista mais "mala" presente ao evento. Adivinhem quem ganhou?

04:05 a.m - Resposta: Hikaru Nakamura.

04:10 a.m - E o GM Krikor Mekhitarian acaba de acordar na Sibéria e adentra ao nosso chat. Prestígio! :-)

04:15 a.m - Análise do GM sobre as partidas do masculino: "Todas as partidas estão boas pra gente. Com superioridade de tempo em todas elas".

04:20 a.m - E, enquanto isso, no chat, a galera sugere que a Rádio Xadrez faça um leilão de algum presente trazido da Olimpíada. Vocês participariam?

04:25 a.m - Sobre a partida do GM André Diamant, que mais preocupa no momento, Krikor afirma: "Está ok. Tudo sob controle". 
 
04:30 a.m - Aproveitando a presença do GM Krikor no chat, vamos 'reprisar' o top-2 de beleza enxadrística que ele elegeu na cobertura ao vivo da 4ª  rodada: Anna Sharevich (Bielorússia) e  Valentina Gunina (Rússia1). Google nelas! ;-)

04:35 a.m - André Diamant em posição dificil, mas seu adversário com pouquíssimo tempo no relógio.

04:40 a.m
- O MI que enfrenta André omitiu uma continuação que lhe daria vantagem, iniciando com um bonito sacrifício de Cavalo (27... Nxc4). Pelo visto, a reza dos brasileiros foi forte!
 

04:45 a.m - Comida de bola? Pode ser, mas na Olimpíada tem dessas: seria o tal jogo em equipe pressionando (e prejudicando) ainda mais o desempenho dos jogadores? 

04:50 a.m - Dá pra gente até fazer uma listinha de GMs que tomaram mate em 1 neste torneio. Ou, melhor, GMs tops que perderam para adversários de rating mais baixo: Topalov e Carlsen encabeçam. A vida é dura, meus amigos! 

04:55 a.m - A plateia de xadrez é sempre muito animada. Lá no chat, acabaram de soltar esta: "E a Amanda Marques fianchettou o Cavalo". 

05:00 a.m - Que virada, que emoção, meus amigos! André Diamant éeeeee do BRASIL! No apuro de tempo do oponente, impondo muita pressão, o GM saiu com peça a mais e deve converter o ponto. 

05:05 a.m - E as coisas parecem indo bem para o Brasil. O GM Gilberto Milos também tem peça a mais (por 2 peões) em sua partida. Acho que, se pudesse, o técnico da Eslovênia trataria logo de fazer uma substituição para tentar salvar o match.

05:10 a.m - Enquanto isso, nossas meninas não têm a mesma sorte! Apenas Ana Paula, no tabuleiro 4, tem posição levemente superior. As outras três, se defendem como podem...

05:15 a.m - Primeiro resultado oficial: o GM Rafael Leitão consegue empate, de pretas, contra o GM Beliavsky. Bom resultado para o Brasil!
 

05:20 a.m - Vai amanhecendo no Brasil e já temos a campeã geral da Olimpíada. Com o empate (2 a 2) contra Israel, a Ucrânia de Ivanchuk e companhia garante o título! Isso porque a Rússia1, sua mais próxima seguidora, vai perdendo 1 a 2 contra Espanha.

05:25 a.m - E o GM Krikor chegou ao local de jogos, com informações fresquinhas em seu twitter: @krikorsm.

05:30 a.m - Falando em twitter, vamos prestigiar o pessoal que está tuítando bastante sobre a Olimpíada, mesmo sem estar na Sibéria: @maahzinhaah @ChessAnalysis @daniely_sena @Radio_Xadrez @lipedamous @Ro_merlo @MarcoseoXadrez @luciano_justi @cogornith @brrogani

05:35 a.m - Pessoal, tivemos um problema técnico e perdemos algumas curtinhas. Nosso ouvinte assíduo Luciano Justi, sempre atento, nos mandou um backup com o que ele tinha em mãos. Valeu!


05:40 a.m - O MI Rodrigo Disconzi se junta à trupe! Vamos lá, Brasil!


05:45 a.m - E no chat o pessoal relembra da enxadrista Tatiana Ratcu, mulher a atingir o maior rating  feminino FIDE do Brasil!


05:50 a.m - Também do chat vem a frase: "O lance g4 exclama sempre. Independente da posição!"


05:55 a.m - Confirmado: Diamant vence! Brasil vai levando por 1,5 a 0,5 o match contra Eslôvenia.


06:00 a.m - E, no feminino, uma surpresa: os quatro tabuleiros terminam em empate, ao mesmo tempo! Parece que o resultado foi combinado pelos capitães. O Brasil sai no lucro, pois parecia pior no match.


06:05 a.m - Estamos aguardando resultados para afirmar em que posição o time feminino ficará nesta Olimpíada.

06:10 a.m - No masculino, Fier superior e Milos bastante equilibrado. Está pintando uma vitória da Amarelinha!


06:15 a.m - E o gaúcho Allan Gattas e o MF Alfeu Bueno entram no chat.


06:20 a.m - Com os empates de Leitão e  de Vanessa Gazola, e sua vitória, André Diamant é o brasileiro que mais pontuou nesta Olimpíada: 6,5 em 8 jogos!


06:25 a.m - Coisas do chat: boatos de que o GM Alexander Morozevich, que não está jogando na Sibéria, seja homossexual.


06:30 a.m - Mais boatos: perguntaram por que o AI Pablyto Robert é quem entrega a escalação do masculino, já que a delegação tem um técnico para isso: o GM Darcy Lima. Talvez Pablyto possa responder essa questão no Blog Oficial da Equipe Olímpica.

Atualização de 6/10:


Pablyto Robert respondeu à questão levantada acima em seu blog:

"Andei vendo no blog da Rádio Xadrez um questionamento sobre a questão da entrega da escalação. O capitão da equipe era o Darcy e ele sempre entregava as escalações, sem problema. Apenas da oitava rodada em diante é que eu assumi o compromisso, uma vez que designei o GM para outras atividades que lhe exigiriam tempo a mais de trabalho. Como chefe de delegação, eu fazia o papel de “coringa” em casos de necessidade. Um exemplo, foi a nona rodada, onde substituí o Alvinho como capitão do time feminino, já que o titular do posto estava passando mal (garganta inflamada) e a saída no frio só faria piorar o seu estado, após ser medicado corretamente (...)".

Para ler o comentário completo, acesse
Olimpíada de Xadrez 2010.


06:35 a.m
-
A Rádio Xadrez anunciou entrevista com a WGM Natalia Pogonina. Mas no chat da transmissão o povo está pedindo a Sopiko, do Mão La Roda.

06:40 a.m - Vanessa Gazola é a brasileira que mais pontou nesta Olimpíada: 5,5 em 8 jogos.



06:45 a.m - Lembramos que a melhor classificação de uma equipe feminina brasileira em Olimpíada foi em 1980, na URSS. Jogaram: Ligia Carvalho, Jussara Chaves, Ruth Cardoso e Marcia Longo. Há 20 anos, o Brasil não figura entre as 30 primeiras colocadas.


06:50 a.m - Nosso GM ninja garante a vitória, dá-lhe Fier! Dá-lhe Brasil! 2,5 a 0,5 por enquanto.


06:55 a.m - E a torcida brasileira comemora mais do que nunca termos ficado na frente da Argentina!


07:00 a.m - Após 5h de disputa, o Brasil comemora! Milos defende final de Torres com peão a menos, mas, independente de seu resultado, o match está garantido a nosso favor.


07:05 a.m - Sendo assim, pessoal, vamos encerrando aqui mais uma transmissão da Rádio Xadrez! Lembrando que a melhor classificação brasileira, em todos os tempos, foi um 14º lugar na Olimpíada de Buenos Aires, 1939. Segundo cálculos não oficiais, o Brasil deve figurar de 16º a 23º nesta da Sibéria.


07:10 a.m - Parabéns aos nossos enxadristas e obrigado a todos que nos acompanharam! Valeu, Brasil!


Fim da Transmissão.

Nenhum comentário:

Lances Finos