quarta-feira, 9 de junho de 2010

Jogos Regionais 2010 (balanço)

Chegou ao fim o período de inscrição de jogadores para os Jogos Regionais 2010 de São Paulo. A Rádio Xadrez deu sua contribuição para que equipes e enxadristas que desejavam participar pudessem se reunir e, quem sabe, formar times para uma das competições enxadrísticas mais prestigiadas do País (que classifica os campeões para os Jogos Abertos do Interior).

Nosso sistema de cadastro de jogadores, desenvolvido por André Fernandes, atingiu a marca de 73 cadastrados. Desses, tivemos ampla maioria masculina: 66 homens para só 7 mulheres - ou seja, 90,4% são marmanjos -, o que não foge a realidade do xadrez brasileiro (infelizmente, diria Leandro Salles).

O nível dos jogadores é do mais variado, chamando atenção a presença de 6 Mestres Fides e 47 enxadristas com rating FIDE. Se tomarmos o banco de dados como amostragem, isso significa que teremos nos Jogos Regionais 64,4% dos jogadores com pontuação internacional (embora o torneio não valha para troca de rating). Também destacamos a presença na lista de 5 jogadores de fora do Brasil: são 2 da Argentina e 3 do Paraguai.

Em suma, esperamos que nossa contribuição possa favorecer àquilo que mais desejamos com a criação e manutenção da Rádio Xadrez: que as pessoas possam jogar mais xadrez!
Lembrando que se você conseguiu uma equipe ou jogador pesquisando em nosso banco de dados, pedimos gentilmente que nos comunique o fato, enviando um e-mail para radioxadrez@gmail.com Gostaríamos de contabilizar os casos de 'sucesso' do sistema e, quem sabe, entrevistar os felizardos.
No mais, que venham os jogos! Nos veremos por lá!

[Por @tasantos]

Nenhum comentário:

Lances Finos