quarta-feira, 26 de março de 2014

Presos competem no xadrez para ganhar a liberdade


A RÚSSIA ORGANIZA UM torneio de xadrez entre presidiários cujo prêmio é a própria liberdade.

A Federação Russa de Xadrez e o Serviço Penitenciário de Ryazan (196 quilômetros de Moscou) lançaram a campanha inovadora "Jogue pela sua vida". A idéia é da agência TBWA, de Moscou, contratada pela federação para promover o esporte.

Realizada entre vários centros penitenciários do país, a campanha tem o apoio do ex-campeão mundial de xadrez GM Anatony Karpov.

"Vendemos o xadrez como um esporte intelectual, que faz com que o jogador pense em suas decisões com antecedência e saiba avaliar as consequências de seus atos", diz o material da campanha.

Segundo a agência, as qualidades desenvolvidas pelo xadrez são essenciais no processo de reabilitação de presos. A inscrição para participar do campeonato é simples: desejar mudar de vida e participar do processo de reabilitação. Qualquer preso pode se inscrever no campeonato, independente do nível de jogo.

Os comerciais da campanha foram gravados em presídios reais, para mostrar como é o cotidiano dos presos. O campeão do torneio receberá uma carta de recomendação que, na prática, o ajudará a reduzir dias na pena e pleitear uma liberdade condicional.

Confira os dois vídeos abaixo:

Jogue por sua vida - Pão



Jogue por sua vida - Cavalo



BRASIL

No Brasil, o uso do xadrez em penitenciárias não é uma novidade. A prática é recomendada no Espírito Santo e no Piauí. O projeto no Espírito Santo, inclusive, já recebeu um prêmio internacional pela iniciativa

Leia abaixo matérias sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Lances Finos