sábado, 16 de novembro de 2013

O Mundial de Xadrez na mídia

Carlsen para TV norueguesa: "ele caiu na minha armadilha"
A ATENÇÃO DO MUNDO do xadrez (e não só dele) está voltada para o duelo em Chennai, na Índia, entre o campeão mundial GM Viswanathan Anand, 43 anos, e o desafiante GM Magnus Carlsen, 22 anos.

Mais de 1 bilhão de pessoas estão acompanhando o confronto, que vai de 7 a 28 de novembro, e vale a coroa máxima do xadrez mundial.

Na Índia e na Noruega, os países dos jogadores, há transmissão ao vivo dos jogos em canais de TV.

Jornalistas de diversas partes do mundo também estão cobrindo o evento no local e produzindo centenas de matérias na internet. Revistas semanais, como a Time, dos Estados Unidos, publicam reportagens para explicar por que este mundial era tão aguardado.

No twitter, o termo “AnandCarlsen” foi o primeiro mais comentado nos países dos jogadores - fato inédito na história do esporte enxadrístico -, durante a 4ª e 5ª partidas.

Tanta exposição atrai a atenção de pessoas que não conhecem bem o jogo, o que é normal. Na própria coletiva de imprensa, após as partidas, vimos jornalistas fazendo perguntas estúpidas (para dizer o mínimo) aos jogadores.

Houve um interesse grande por parte da imprensa em cobrir o confronto e a FIDE teve de selecionar apenas 120 profissionais para trabalhar dentro da sala de imprensa do Hyatt Regency Chennai, hotel onde acontecem os jogos. O restante trabalha do lado de fora. Mesmo com a pré-seleção, o nível das perguntas às vezes decai bastante.


PRIMEIRA VEZ

O jornalista norueguês Tarjei Svensen comentou no twitter que ouviu dos repórteres indianos que “eles nunca viram Anand antes numa coletiva de imprensa”. Aliado a uma boa dose de "fanatismo de torcedor", talvez isso explique um pouco o tipo de perguntas que fazem ao campeão e, de certa forma, o despreparo da mídia.

GM Judit Polgár também revelou sua inconformidade com o despreparo da mídia. "O que me espanta é que os jogadores têm sido pacientes e mostram vontade ao responder essas perguntas na conferência de imprensa. Perguntas que, por vezes, são tão bobas", disse.

Tal despreparo foi demonstrado em todas as coletivas de imprensa das cinco partidas disputadas até aqui, mas hoje, porém, após a sexta partida, as coisas esquentaram um pouco. Reproduzo abaixo:

Jornalista: “Eu estava me perguntando se o senhor Anand pode elaborar melhor sobre o que ele quis dizer com 'estou fazendo o meu melhor'?"

Anand: “Fazendo o meu melhor significa que estou fazendo o meu melhor. Eu não sei porque você não consegue entender Inglês."

A pergunta rendeu extenso debate na rede. Uns defendiam o repórter norueguês, que, inclusive, chegou a repetir duas vezes a questão; outros condenavam-no, principalmente por ele ser conterrâneo de Carlsen, o que fez parecer provocação. Mark Crowther, da TWIC, reprovou a atitude, dizendo que "a forma como perdeu hoje significa que Anand está machucado por dentro. Nós não precisamos interrogá-lo para saber disso".

Em outra ocasião, jornalistas indianos haviam perguntado:

Jornalista: "Por que você não é mais ativo no twitter?”
Anand: “Eu gostaria de ser mais ativo no tabuleiro de xadrez."

Jornalista: “Elvis está aqui. No prédio. Sua presença afeta o seu jogo?" (referindo-se a Kasparov)
Anand: “Eu não dou a mínima para ele.”

Sobre a presença de Kasparov, aliás, muito se falou a respeito do tratamento que o ex-campeão recebeu da FIDE, o que desviou a atenção do match para questões extra-tabuleiros. Ao comentar o fato, a GM Susan Polgar disse: "espero que a situação de Kasparov seja resolvida. Fico feliz que ele esteja sendo bem tratado. Ele merece. Agora vamos voltar para Anand e Carlsen."

Evidentemente, a presença de Kasparov na Índia também motivou diversas perguntas dos jornalistas para os jogadores. Mark Crowther criticou o viés que a mídia deu ao fato: “engraçado ver como cada matéria aborda alguma coisa sobre Kasparov. Essa é a 'não cobertura da mídia' sobre o match”.

Não é à toa que se diz que é o match mais aguardado e potencialmente atrativo, em termos de imagem, desde que o norte-americano GM Bobby Fischer derrotou o russo GM Boris Spassky, na Islândia, em 1972, em plena Guerra Fria.

Para que nossos leitores não percam nada, a Rádio Xadrez apurou algumas interessantes frases e fotos que circularam sobre este Mundial. Confira abaixo o que está se falando do match de xadrez mais comentado dos últimos tempos!

FRASES:

“Que triste! Um dia triste para a Índia" (GM Hikaru Nakamura, sempre irônico, ao comentar a segunda derrota de Anand)

“Carlsen joga sem saber aberturas e Anand joga sem saber finais. Estatisticamente, melhor para Carlsen” (Garry Kasparov)

“Tarrash disse que, antes dos finais, os deuses colocaram o meio-jogo. Infelizmente para Anand, nos finais os deuses colocaram Magnus Carlsen” (Kasparov)

“Para mim, parece que Magnus gosta de torturar seus oponentes. Ele sente prazer em apertá-los, mesmo se ele não vence” (GM Susan Polgar)

“Não acho que seja uma questão de torturar ou pressionar. Quando Magnus vê alguma oportunidade do oponente errar, ele joga para isso!” (Peter Doggers, do Chessvibes, em resposta a Susan Polgar na mensagem acima)

“Não existe posição de ‘empate morto’ contra Magnus. Ele faz alguma coisa acontecer de onde não há nada. Simplesmente incrível” (Susan Polgar)

“Isso mostra quão duro é resistir contra o implacável Magnus por 5 ou 6 horas. Ele simplesmente não joga para empatar” (Susan Polgar)

“Eu o descrevo como um Capablanca com a vontade de vencer de um Alekhine” (Kasparov, perguntado sobre com qual enxadrista Carlsen mais se parece)

“As pessoas estão exagerando sobre os empates. O clássico duelo Kasparov x Karpov (1984) foi extremamente chato durante meses a fio” (Nigel Short, sobre os quatro primeiros empates entre Anand e Carlsen)

“Ao longo da história, tivemos inúmeros gênios, campeões mundiais incríveis, muitos à frente do seu tempo. Mas o que esse cara faz eu nunca tinha visto antes. Como é boa a sensação de ver a história acontecendo! Boa Carlsen!” (GM Krikor Mekhitarian, ao comentar a segunda vitória de Carlsen no match)

"Mais uma vitória do Carlsen em um final empatado. É impressionante a capacidade do jovem norueguês de criar problemas até o último lance, fazendo com que seus adversários, sob pressão, errem. O match, na minha opinião, está decidido" (GM Rafael Leitão, ao comentar a segunda vitória de Carlsen no match)

“Surpreendente! Vintage Carlsen, colocando a seus oponentes pequenos problemas até que eles quebrem!”(GM Jon Ludvig Hammer, amigo pessoal de Carlsen)

"Felizmente, Magnus parece não ter nem a metade dos meus nervos!” (Ellen Carlsen, irmã do norueguês, no twitter)

“É a primeira vez na história do twitter que um tema de xadrez é o tópico mais comentado na Índia!” (Anastasyta Karlovich, sobre a tag AnandCarlsen tornar-se trend topics)

“A maioria dos finais de torre são empate. Exceto quando Carlsen joga” (Manchete do Hindustan Times, jornal da Índia, após a 6ª partida)

“Sinto muito por Anand. Ele é uma grande pessoa e um grande jogador de xadrez. E não importa o que aconteça, ele será sempre assim para nós” (WGM Anna Burtasova, da Rússia, no twitter)

“Anand foi direto para a minha armadilha”(Magnus Carlsen, logo após a 6ª partida, ao vivo para a TV estatal norueguesa)

“Foi incrível. Magnus tem uma enorme força de vontade. Todo mundo pensou que seria empate, mas Magnus continuou pressionando. Anand estava desconfortável. É muito comum Magnus ganhar dessa forma. Ele luta todo o tempo e tem o oponente em suas mãos. Eles geralmente erram, Magnus raramente erra” (Espen Agdestein, gerente de Magnus, para o jornal norueguês Afenposten, após a 6ª partida)

“Magnus jogou de forma inteligente. Ele dá, lentamente, desafios constantes para Anand, mantendo as partidas em aberto de forma segura. Quando as Damas estão fora de jogo, Magnus é mortal” (GM Ian Rogers, repórter australiano)

“Todos estão chocados. Anand tinha uma boa posição na abertura, mas fez uma série de erros no final. Ele tinha muitas chances de empatar. Magnus ganhou tipicamente do jeito Magnus de jogar: venceu onde era impossível vencer” (IM Lawrence Trent, um dos comentaristas oficiais do evento)

“Magnus e equipe estão muito contentes. Ele não queria o empate, tinha uma pequena vantagem e decidiu pressionar. É claro que ele percebeu que Anand estava desconfortável e poderia ceder à pressão de uma hora para outra. Quando está focado, Magnus consegue o que quer” (Henrik Carlsen, pai de Magnus, para o jornal norueguês Aftenposten)

“Eu sinto muito pelo Anand. Ele jogou por um empate, mas perdeu. Ele certamente voltará mais forte. Ele estava cansado por ontem (5º partida), e estava nervoso. Este foi um dia muito difícil para Anand. Magnus joga da maneira de que gosta: um jogo longo. Eventualmente, ele vence. É por isso que Magnus joga xadrez: ele é 100% satisfeito com o desenvolvimento da luta” (Henry Carlsen, pai de Magnus, para a TV norueguesa NRK)

Henrik Carlsen fala ao vivo para a TV estatal norueguesa

Equipe de Magnus assiste ao final da 6ª partida

Ellen Carlsen, irmã do jogador, fala para a TV norueguesa

Seguranças com cara de poucos amigos após derrota de Vishy


Jogadores evitam contato visual no tradicional aperto de mãos

Time de Magnus comemora "incrível" 2ª vitória no match
Ao fundo, a sorridente irmã de Carlsen após 2ª vitória

2 comentários:

Daniel Yoshito Ikejiri disse...

Ótimo artigo!

Edson disse...

Magnus Carlsen joga como se fosse Rafael Nadal. Leva seus adversários para exaustivas "trocas de bola" deixando-os exaustos no "Final".

Lances Finos